Pular para o conteúdo principal

UNIFEI SEDIA REUNIÃO SOBRE NOVO CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS EM ITAJUBÁ


Em 11 de março, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu a visita de uma comitiva liderada pelo professor Cléber Ávila Barbosa, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), cuja sede está localizada em Pouso Alegre – MG.

O assunto principal do encontro foi a vinda de uma unidade do Instituto Federal para Itajubá, com solicitação de apoio da UNIFEI na estratégia para a viabilização dessa iniciativa, que deverá contribuir para o futuro da cidade, com a formação de mão de obra especializada.

Na comitiva, além do reitor Cléber, estavam o deputado estadual Ulysses Gomes de Oliveira (PT – MG), acompanhado de vários assessores, além de representantes do IFSULDEMINAS, como o professor Paulo Roberto Labegalini, professor aposentado da UNIFEI.

Pela UNIFEI, participaram da recepção os professores Edson da Costa Bortoni, reitor; Antônio Carlos Ancelotti Junior, vice-reitor; Paulo Waki, chefe de Gabinete da Reitoria; Edmilson Marmo Moreira, pró-reitor de Graduação, e Otávio de Souza Martins Gomes, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), que já foi docente do Instituto Federal em Formiga – MG.

Cursos técnicos
Em contato com a Secretaria de Comunicação (SECOM) da UNIFEI, para falar sobre o encontro realizado, o professor Edson Bortoni disse: “Logo no dia do anúncio da criação de uma unidade do IFSULDEMINAS em Itajubá, troquei mensagens com o reitor Cleber Ávila para me inteirar mais sobre o assunto. Em nossa conversa, foi levantado que, em um primeiro momento, apenas cursos técnicos seriam disponibilizados em Itajubá”.

O reitor também informou que nessa conversa com o professor Cléber também foram discutidas diversas possibilidades de localidades que poderiam abrigar provisoriamente o Instituto Federal, uma vez que está prevista a construção de um campus específico.

Segundo o professor Bortoni, como os primeiros cursos do IFSULDEMINAS serão todos noturnos, a possibilidade de a UNIFEI contribuir cedendo salas de aula para a instalação da unidade do Instituto em Itajubá foi abordada. “Naturalmente, esse tema levantado pela Reitoria deverá ser apreciado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da nossa instituição, que dará a posição final e oficial sobre o assunto”, disse o reitor.

Bortoni também informou que o IFSULDEMINAS se comprometeu a cobrir todos os custos decorrentes desta possível cessão pela UNIFEI, assim como o deputado estadual Ulysses Gomes de Oliveira se prontificou a buscar emendas parlamentares para que esta proposta se torne realidade.

Pesquisa à comunidade
De acordo com o reitor, dentre vários passos a serem seguidos pelo IFSULDEMINAS, delineados na reunião, um deles seria a realização de uma pesquisa junto à comunidade itajubense e em empresas para entender melhor as principais demandas da região. Nesse sentido, o reitor da UNIFEI comentou que “Itajubá se caracteriza por ser um polo de empresas de base tecnológica” e que “a formação de recursos humanos qualificados nos ajudaria a atender ainda mais essa vocação da cidade”.

O professor Bortoni concluiu, afirmando que a vinda de uma unidade do IFSULDEMINAS para Itajubá é vista como mais uma grande oportunidade de desenvolvimento regional. “É complementar às atividades já realizadas pela UNIFEI, com a verticalização do ensino, isto é, a oferta de um curso técnico por parte do Instituto Federal, e a formação superior pela universidade. Esta sinergia só vem a beneficiar a sociedade itajubense e regional, e deve ser amplamente apoiada”, finalizou o reitor.

Sobre o IFSULDEMINAS
Em 2008, o Governo Federal criou os Institutos Federais. Por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 31 centros federais de educação tecnológica (CEFETs), 75 unidades descentralizadas de ensino (UNEDs), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formarem os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

No Sul de Minas Gerais, as escolas agrotécnicas federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, tradicionalmente reconhecidas pela qualidade na oferta de Ensino Médio e técnico, foram unificadas. Nasceu, assim, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), que atualmente, também possui campi em Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Carmo de Minas e Três Corações, além de núcleos avançados e polos de rede em diversas cidades da região.

O instituto oferta cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, subsequentes (pós-médio), especialização técnica, PROEJA, graduação, pós-graduação e cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) e os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

A Reitoria do IFSULDEMINAS está estrategicamente localizada no município de Pouso Alegre e interliga toda a estrutura administrativa e educacional dos campi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...