Pular para o conteúdo principal

ÁGUAS DO SAPUCAÍ: PRESERVANDO PARA O FUTURO!

Trabalho de preservação no Bairro Serra dos Toledos, em novembro de 2023

Criado em junho de 2022, o Programa Águas do Sapucaí traz para Itajubá, no Sul de Minas, uma grande oportunidade para favorecer o desenvolvimento sustentável da Zona Rural do Município, se tornando lei municipal.

A proteção de nossas fontes de recursos hídricos é fundamental para a segurança e o futuro da nossa cidade, tendo em vista as diversas crises hídricas que ocorreram nos últimos anos, além da instabilidade climática observadas, com longos períodos de seca, geadas e chuvas intensas.

O projeto é de suma importância para a população, uma vez que visa fomentar no Município boas práticas de conservação de solo, recuperação de nascentes, preservação de matas ciliares, criando possibilidades reais de recuperar nosso sistema hídrico natural da cidade, garantindo que nossos cidadãos não sofram com eventos de falta de água.

Além disso, esse projeto coloca Itajubá na vanguarda da restauração ambiental, atraindo novos investidores para o município, criando novas fontes de renda, gerando mais renda e empregos para nossa população, em especial, pela realização de ações que promovam a valorização da função socioambiental das propriedades rurais e sua indispensável atuação no trabalho de preservação do ecossistema ambiental.

O projeto busca restabelecer os serviços ecossistêmicos, a preservação e recuperação de nascentes, cursos d’água, mananciais e contribuir pontualmente com a questão climática. Os Objetivos estão sendo alcançados através da restauração da paisagem local, da regularização ambiental de propriedades rurais e pagamento por serviços ambientais (PSA).

A iniciativa pôde ser desenvolvida através da união do estado na forma do município (Itajubá-MG) e do governo do estado de Minas (Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais - IEF), organização não governamental (The Nature Conservance), a iniciativa privada (Empresas financiadoras), como Mercado Livre e União Química, e os produtores rurais do município de Itajubá MG.

Até o momento, a iniciativa conta com o reflorestamento de aproximadamente 160 hectares no município, além da proteção de mais de 100 nascentes e o plantio de mais de 40.000 árvores plantadas. Conheça mais do projeto: https://aguasdosapucai.itajuba.mg.gov.br/

*Com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...