Pular para o conteúdo principal

CURSO SOBRE ENERGIA SOLAR CAPACITA PROFISSIONAIS NA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM EXTREMA

Tendência no mercado, a fonte solar fotovoltaica vem ganhando cada dia mais espaço no ambiente doméstico, industrial e agropecuário

Entre os dias 17 e 19 de abril (de quarta a sexta), o Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu um curso sobre energia solar destinado a formar instaladores de sistemas fotovoltaicos. A capacitação foi realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG) e contou com a adesão de 10 profissionais.

Com carga horária de 24h, os participantes exploraram temáticas como introdução à tecnologia da célula fotovoltaica, tipos de placas, métodos de instalação, dimensionamento correto do sistema fotovoltaico, cálculos de cargas, além de instalação e manutenção de sistemas de alimentação de energia elétrica fotovoltaica por off grid.

Realizada pelo Senar-MG, através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), o trabalho tem o objetivo de promover a capacitação profissional e promoção social da população rural, como explicou o professor Daniel Gusmão:

“O sistema FAEMG Senar-MG atende a todos os produtores rurais de Minas Gerais com cursos e assistência técnica. Especificamente, são mais de 300 cursos na área rural […]. Eles estão aprendendo a projetar um sistema fotovoltaico com baterias e a instalar na prática”, concluiu.

Além da teoria, os alunos também vão a campo praticar todo o aprendizado adquirido em sala de aula, o que, para muitos, é um conhecimento que vem para complementar a formação profissional. Esse é o caso da engenheira civil Patrícia Brito, que admitiu a surpresa com a qualidade do curso:

“Muitas das vezes a gente acaba meio que desconfiando quando fala ‘ah, vai ter um curso gratuito’, mas eu estou surpresa com a qualidade do curso, a qualidade do ensino. A gente tá aprendendo muito. Fizemos muitos projetos teóricos e hoje estamos executando eles na prática. Eu só gostaria de agradecer à Prefeitura e à FAEMG”, afirmou a participante.

Vale destacar que já existe uma lista de espera para o próximo curso, que acontecerá em breve. A abertura de inscrições para as próximas edições desta e demais capacitações oferecidos através da Administração Municipal serão informados por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Extrema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...