Pular para o conteúdo principal

TRABALHO CONJUNTO ENTRE FIEMG E ACID BUSCA SOLUÇÃO PARA OCORRÊNCIAS DE QUEDA DE ENERGIA NO CENTRO INDUSTRIAL


Falhas no fornecimento de energia no Centro Industrial Jovelino Rabelo, em Divinópolis, constantemente relatadas pelos empresários do local, desencadearam uma força tarefa entre a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Centro-Oeste e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis (ACID), que resultou numa reunião com representantes da CEMIG, realizada na tarde do dia 27 de março.

O encontro aconteceu na sede da FIEMG Regional e contou com a presença do presidente da ACID, Cleverson Nogueira, o presidente da FIEMG RCO, Eduardo Soares, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, o presidente do Sindicato da Indústria de Fundição no Estado de Minas Gerais, Afonso Gonzaga, lideranças da CEMIG e empresários do Centro Industrial.

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) afirmam que aproximadamente 35% da eletricidade consumida no Brasil é industrial e a dependência do setor por essa fonte de energia implica, em caso de queda no fornecimento, em paralização na produção, acidentes de trabalho, custo de operação e prejuízos econômicos.

A vice-prefeita destacou a importância de dar a devida atenção a esse gargalo do setor produtivo, grande gerador de emprego e renda para o município e região. “A grandeza do polo industrial de Divinópolis acaba tendo seu potencial reduzido em função da má qualidade no fornecimento de energia. Nossas indústrias têm dificuldade em aumentar sua produção, fazer investimentos em tecnologia e maquinário e o município tem dificuldade em atrair novos investimentos”, destacou.

Cronograma apresentado pela CEMIG assegurou que até dezembro de 2025 será entregue a Subestação Divinópolis 3, que representará um salto de qualidade no fornecimento de energia. Até lá, de acordo com o gerente de expansão de média e baixa tensão da Distribuição Oeste da CEMIG, Emerson de Sales, uma série de investimentos estão sendo realizados. “Estamos com outras 14 obras em andamento, principalmente na região do Centro-Industrial, visando a melhoria da qualidade do fornecimento de energia, além de plano de manutenção da rede, inspeção urbana e rural com drone e termovisão, podas e substituição de aparelhos obsoletos para dar maior qualidade ao fornecimento de energia”, pontuou.

O Distrito Industrial de Divinópolis e seu entorno conta atualmente com aproximadamente 160 empresas. De acordo com o presidente da ACID, a união de forças entre as entidades representa o fortalecimento do setor e sua relevância para a economia da região. Cleverson Nogueira destacou a importância da reunião, que dá sequência e reforça o trabalho, que vem sendo realizado pelas entidades na busca para sanar as falhas no fornecimento de energia na região do Centro Industrial. “Desde o final do ano passado, estamos tendo reuniões periódicas com a CEMIG, inclusive com a presença de empresários para tratar de demandas individuais. Essa união com FIEMG, sem dúvida, reforça esse trabalho para buscarmos avanços em termos de infraestrutura energética para a Cidade Industrial e toda Divinópolis. Isso é fundamental para que nossas empresas possam executar e expandir suas atividades e inclusive para recebermos novas indústrias”, afirmou.

Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, o papel das entidades de classe é atender às demandas do setor, apresentar ações estratégicas e buscar soluções que aumentem a competividade da indústria. “A questão da má qualidade do fornecimento de energia no Centro Industrial é um problema grave e recorrente que precisa da nossa atenção. ACID e FIEMG estão trabalhando juntas de forma alinhada, atuando em defesa do setor produtivo”, finalizou o líder empresarial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...