Pular para o conteúdo principal

CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO É ALVO DE QUESTIONAMENTOS NA UFLA


Um concurso realizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2023, na gestão do reitor professor João Chrysostomo de Resende Júnior tem dado uma dor de cabeça a instituição devido a cobranças pela Controladoria Geral da União (CGU). Um concurso para o cargo de Professor Adjunto nas áreas de Desenho Técnico, Desenho Mecânico e Desenho Assistido por Computador teria trazido à tona, em comentários pelos corredores do Departamento de Engenharia (DEG) da universidade, hipóteses sobre supostos favorecimentos em relações de amizade e, também, de possíveis ligações conjugais, entre candidatos e figuras-chave do processo, como coordenador/membros da banca examinadora.

No dia 08/03/23, durante a primeira fase do concurso (prova escrita) no DEG, teria se constatado que a banca examinadora seria composta por membros que teriam laços íntimos de amizade com os candidatos.

Surpreendentemente, uma candidata que seria esposa do atual coordenador do curso teria obtido a pontuação mais elevada, mesmo não estando vinculada à área específica do concurso, cujo seu doutorado teria sido na área de sementes. Um membro da banca teria estreitas relações de amizade com o coordenador do curso, o que levantaria questionamentos sobre sua pretensa imparcialidade na avaliação dos candidatos.

Além disso, a candidata com a melhor pontuação, teria sido madrinha de casamento e teria participado da festa do ex-coordenador do curso, que seria suplente na banca do concurso. Este somente teria saído da relação de membros da banca depois que isso teria sido questionado por um candidato. As "coincidências" teriam se intensificado durante a avaliação dos planos de trabalho dos candidatos em 08/03/2023, quando um candidato teria entregue uma versão impressa do currículo, contrariando o edital que estabelecia o envio do currículo na versão digital por e-mail.

Um membro da banca, teria aceitado tal formato impresso e ainda teria mencionado que em outro concurso ele teria avaliado um curriculo impresso e não teria dado nada. Parece que teria existido alguns trabalhos científicos em conjunto com um candidato, situação que foi vedada no edital. Supostamente quando teria sido questionado, estranhamente, esse membro da banca teria apagado informações de intimidade com um candidato das redes sociais, e teria excluído os trabalhos do currículo lattes, segundo a data de atualização de seu currículo lattes (09/03/23).

Adicionalmente, um candidato teria permanecido isolado com os membros da banca por aproximadamente 1h30min, ao contrário dos demais candidatos, que teriam apresentado seus planos de trabalho em 30 minutos. Essa discrepância teria causado revolta entre os concorrentes.

Outro ponto de preocupação referia-se à uma suposta coincidência de seis dos sete candidatos aprovados na prova escrita para um concurso na área de Engenharia Civil possuírem alguma relação ou formação em Engenharia Agrícola, todos provenientes da UFLA. Esta peculiaridade teria levantado mais desconfianças. A candidata primeira colocada na prova escrita seria Engenheira Florestal, e seria cônjuge do coordenador do curso de Engenharia Civil e seria amiga também de, pelo menos, dois membros da banca. Além disto, seria madrinha de casamento de membro da banca. Em sendo verídico, seria outra estranha coincidência, não?

Na apuração dos resultados deste concurso, em 10/03/23, uma candidata teve as notas de 71 a 76 atribuídas por outros professores, enquanto a nota que teria sido dada por um professor e suposto amigo foi excepcional de 91. Depois que supostos e-mails questionando as coincidências teriam sido recebidos pelo presidente da banca, este teria tomado a atitude de eliminar o suposto candidato favorecido e reduzir a nota da outra candidata, onde a mesma teria ficado em 3° na classificação geral.

Alguns estudantes/candidatos que iriam fazer o concurso para professor substituto para vaga de desenho que seria em novembro de 2023 teriam desistido por duvidar das chances iguais em concurso na UFLA.

Em sendo verdade todas essas suposições aqui publicadas, seria o caso de se perguntar qual a dificuldade da UFLA em selecionar uma banca com professores de outros departamentos? Será que selecionar quem estudou e se esforçou seria algo tão difícil assim?

Cabe lembrar que um outro concurso também do mesmo departamento já teve a candidatura caçada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), onde a candicata aprovada tinha formação em arquitetura e o edital do concurso exigia engenharia civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...