Pular para o conteúdo principal

EVENTO NA UFLA DEBATE OS DESAFIOS E AVANÇOS CIENTÍFICOS NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS


“As doenças tropicais negligenciadas afetam as pessoas mais pobres e vulneráveis, perpetuando ciclos de pobreza”. Essa é uma afirmação do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, enviada aos participantes do V Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) e do I World Symposium on Neglected Diseases (I WSND), realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 21 a 25/5.

Um consenso entre os palestrantes e representações presentes no evento foi justamente o impacto da vulnerabilidade econômica e social no acometimento dessas doenças. A mensagem da cerimônia de abertura centrou-se na necessidade de conciliar a ciência médica ao perfil das pessoas que são portadoras dessas doenças, na maioria das vezes, um segmento negligenciado.

Para a presidente dos eventos, professora Joziana Barçante, é preciso que o debate científico inclua o conhecimento desse perfil, como vivem e quais as suas necessidades. Trata-se, portanto, de um desafio de múltiplos fatores, devendo ser a escuta dos portadores incluída como uma variável fundamental nos estudos. Além do debate científico, foi reforçada a importância da socialização do conhecimento, por meio do festival de ciência na praça e exposições para a popularização do tema na universidade.

Presente na cerimônia de abertura, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo destacou a importância da medicina preventiva e a formação cidadã dos profissionais. “Na UFLA, desde os primeiros semestres, os estudantes vivenciam a realidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e desejamos que sejam sensibilizados para tratar o próximo da maneira mais humana e inclusiva. Doenças historicamente negligenciadas pelo poder público precisam de um olhar humano no combate e no controle para garantir mais qualidade de vida para os doentes e portadores”, considerou.

Festival de Ciência na Praça
No dia 22/5, a praça Augusto Silva, no centro de Lavras, tornou-se um grande laboratório com a realização do festival de ciência, como parte da programação do SBDN e WSND. Foram realizadas atividades e ações relacionadas às ciências biológicas e ciências da saúde, em especial, à zoologia, à conservação de espécies e às doenças negligenciadas.

Ao longo de todo o dia, as exposições de vetores e agentes causadores de doenças, de animais peçonhentos e de outros exemplares das coleções biológicas chamaram a atenção dos visitantes. Entre as amostras, parte da coleção do projeto Cidade dos Insetos, coordenado pela professora Brígida de Souza (Esal/UFLA); as coleções de insetos, vetores de doenças e arboviroses da Fiocruz Rio; Coleção de Flebotomíneos do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), coleções de animais peçonhentos e venenosos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e coleções didáticas do Instituto Butantan.

Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...