Pular para o conteúdo principal

EVENTO NA UFLA DEBATE OS DESAFIOS E AVANÇOS CIENTÍFICOS NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS


“As doenças tropicais negligenciadas afetam as pessoas mais pobres e vulneráveis, perpetuando ciclos de pobreza”. Essa é uma afirmação do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, enviada aos participantes do V Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) e do I World Symposium on Neglected Diseases (I WSND), realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 21 a 25/5.

Um consenso entre os palestrantes e representações presentes no evento foi justamente o impacto da vulnerabilidade econômica e social no acometimento dessas doenças. A mensagem da cerimônia de abertura centrou-se na necessidade de conciliar a ciência médica ao perfil das pessoas que são portadoras dessas doenças, na maioria das vezes, um segmento negligenciado.

Para a presidente dos eventos, professora Joziana Barçante, é preciso que o debate científico inclua o conhecimento desse perfil, como vivem e quais as suas necessidades. Trata-se, portanto, de um desafio de múltiplos fatores, devendo ser a escuta dos portadores incluída como uma variável fundamental nos estudos. Além do debate científico, foi reforçada a importância da socialização do conhecimento, por meio do festival de ciência na praça e exposições para a popularização do tema na universidade.

Presente na cerimônia de abertura, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo destacou a importância da medicina preventiva e a formação cidadã dos profissionais. “Na UFLA, desde os primeiros semestres, os estudantes vivenciam a realidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e desejamos que sejam sensibilizados para tratar o próximo da maneira mais humana e inclusiva. Doenças historicamente negligenciadas pelo poder público precisam de um olhar humano no combate e no controle para garantir mais qualidade de vida para os doentes e portadores”, considerou.

Festival de Ciência na Praça
No dia 22/5, a praça Augusto Silva, no centro de Lavras, tornou-se um grande laboratório com a realização do festival de ciência, como parte da programação do SBDN e WSND. Foram realizadas atividades e ações relacionadas às ciências biológicas e ciências da saúde, em especial, à zoologia, à conservação de espécies e às doenças negligenciadas.

Ao longo de todo o dia, as exposições de vetores e agentes causadores de doenças, de animais peçonhentos e de outros exemplares das coleções biológicas chamaram a atenção dos visitantes. Entre as amostras, parte da coleção do projeto Cidade dos Insetos, coordenado pela professora Brígida de Souza (Esal/UFLA); as coleções de insetos, vetores de doenças e arboviroses da Fiocruz Rio; Coleção de Flebotomíneos do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), coleções de animais peçonhentos e venenosos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e coleções didáticas do Instituto Butantan.

Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...