Pular para o conteúdo principal

ROTA DAS ARTES: OURO PRETO INTEGRA NOVA TURÍSTICA DE MINAS GERAIS

O percurso exalta a cultura e gastronomia mineira, além de favorecer o turismo na região dos Inconfidentes

Durante a feira “Minas Travel Market” em Belo Horizonte, o Governo de Minas Gerais lançou uma nova rota turística. Denominada como Rota das Artes, o percurso tem como objetivo impulsionar os setores da economia, turismo, arte e gastronomia da região.

Tendo em vista que o Estado de Minas Gerais, durante o primeiro bimestre de 2024, obteve o maior fluxo turístico do Brasil em comparação com o último ano, a Rota das Artes foi desenvolvida com o intuito de potencializar ainda mais esse setor e englobar três importantes circuitos mineiros: Circuito Liberdade, Circuito Veredas e Circuito do Ouro.

A rota se inicia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte e finaliza na região dos Inconfidentes, assim possibilita que os turistas contemplem diferentes estilos artísticos. Da contemporaneidade ao barroco, a rota abrange os municípios de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. Ao todo, 16 pontos turísticos compõem o roteiro e destacam o patrimônio e a culinária mineira, sendo eles:

Circuito Liberdade
Palácio da Liberdade - Belo HorizonteMuseu das Minas e do Metal - Belo Horizonte

Circuito Veredas
Inhotim - Brumadinho
Arte, cerâmica e Brunch no Ateliê Nanart - Brumadinho
Arte em cerâmica na Pousada Estalagem do Mirante - Brumadinho
Brunch na Vila Lavanda - Brumadinho
Coração em Branco - Brumadinho
Alquimia dos Quintais - Brumadinho
Estações com o Chef - São Joaquim de Bicas
Da Cozinha ao Quintal da Mestra - São Joaquim de Bicas
Arte em Madeira - Igarapé

Circuito do Ouro
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas
Museu de Congonhas - Congonhas
Cerâmica Saramenha - Ouro Branco
Restaurante Sebastião - Ouro Preto
Ateliê Edney do Carmo - Mariana

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, a iniciativa coloca em evidência as riquezas culturais mineiras. "Minas Gerais é uma potência cultural e a cultura possui na arte um dos seus grandes fundamentos. Belo Horizonte, nossa capital, Brumadinho, Ouro Preto e a Região Metropolitana possuem destinos excepcionais, seja no Barroco, seja na arte contemporânea ou no modernismo marcante para a formação do Brasil", afirma.

Circuito do Ouro: Entre Cenários da História
Vale destacar que o “Entre cenários” é um dos roteiros que fazem parte do Circuito do Ouro e foi escolhido para compor a Rota das Artes. Através desse roteiro é possível que os turistas conheçam mais a fundo Ouro Preto e as belezas históricas de Minas Gerais.

De acordo com Fabiana Nonato, turismóloga da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto e vice-presidente da Associação do Circuito do Ouro, a rota favorece a conexão entre os destinos mineiros. “A Rota das Artes traz uma proposta de conectar destinos turísticos mineiros com elevada relevância cultural no país. Neste sentido, destaca-se Ouro Preto, importante cidade do Circuito do Ouro - Roteiro Entre Cenários da História - junto a Congonhas, Ouro Branco e Mariana. Essa conexão cultural é fundamental para fomentar o turismo e a cultura, por meio das experiências e vivências, em Ouro Preto bem como em todos os destinos do Circuito do Ouro”, explica.

Mais informações sobre os atrativos, eventos e serviços da cidade de Ouro Preto podem ser encontradas através do site da Secretaria de Cultura e Turismo, em: https://www.ouropreto.mg.gov.br/turismo/ ou através do perfil @turismoouropretomg no Instagram.

*Com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...