Pular para o conteúdo principal

DESEMBARGADOR RAMOM TÁCIO É O NOVO PRESIDENTE DO TRE DE MINAS


Na última sexta-feira, dia 14 de junho, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) durante sessão solene (foto) no Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Também o desembargador Júlio César Lorens assumiu a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral de Minas Gerais.

O desembargador Ramom Tácio passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Octavio Boccalini, cujo biênio se encerrou no Tribunal. A cerimônia foi transmitida no canal do TRE no YouTube.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE, desembargador Ramom Tácio, demonstrou a sua preocupação com a inclusão social. “Aquilo que um país deixa de fazer a uma parcela menos importante de seu povo, um dia ela pode deixar de fazer por você”, afirmou.

Ramom Tácio também destacou que estamos em uma era virtual, na qual temos o sentimento de que tudo é fugaz e passageiro. Entretanto, temos que respeitar os ritos, que tanto são necessários para a sociedade. Mostrou preocupação com o uso da linguagem simples.

Ele ainda agradeceu a todos pela presença e ao TJMG pela cessão do espaço. Relembrou a sua trajetória profissional, a infância de trabalho e os concursos em que foi aprovado.

O novo presidente, sempre afeiçoado à musica, também inovou em sua posse, com a apresentação de duas canções de sua autoria, uma inclusive em dueto com o filho Henrique. Foi homenageado ainda pelos servidores do seu gabinete no TJMG e pela sua filha Luiza, com a entrega de uma carta e um quadro.

Discursos
Em seu discurso de despedida, o desembargador Octavio Boccalini falou sobre a experiência que foi presidir a instituição: “creio haver cumprido o meu mister”. Afirmou, ainda, saber que “entrega a Presidência a um sucessor honrado e do bem”. Finalizou dizendo: “saio feliz por deixar escrito meus atos mais honestos e éticos”. Na ocasião, recebeu uma placa entregue pela Amagis, em homenagem ao trabalho realizado no TRE.

Em nome da Corte Eleitoral, o desembargador federal Miguel Angelo saudou o empossado. O magistrado destacou a trajetória e as qualidades do desembargador Ramom Tácio, relembrando concursos anteriores que prestaram na mesma época. Ressaltou que o novo presidente conhece de perto a realidade das nossas 304 zonas eleitorais, vivenciada em razão da gestão exitosa à frente da Corregedoria.

Disse, mais, que o presidente Ramom sonha com um país mais justo, democrático e inclusivo. “Presidente, comemore essa conquista, viva intensamente esse momento, somos parceiros nessa jornada. Desejamos muito sucesso “, concluir o magistrado.

Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral auxiliar, Tarcísio Humberto Parreiras Henriques Filho, ressaltou que a história do TRE de Minas Gerais é a história da democracia. “O TRE continuará a ser conduzido com a harmonia, a paz e a concórdia que sempre testemunhei na Justiça Eleitoral”.

O presidente da OAB-MG, Sérgio Rodrigues Leonardo, registrou que o desembargador Boccalini cuidou de forma muito dedicada da pauta de inclusão, revelando o compromisso com o fortalecimento da democracia e deixou um legado muito importante.

“Agora, com a posse do desembargador Ramom, que já prestou um grande trabalho como corregedor, tenho a certeza de continuará prestando um excelente serviço como presidente”, disse o presidente da OAB.

Sérgio Leonardo concluiu afirmando que o TRE tem a plena confiança da OAB mineira e do cidadão.

Presenças
Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, entre elas os integrantes da Corte Eleitoral; ex-presidentes do TRE; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o secretário de estado, Marcelo Aro, representando o Governador de Minas Gerais; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite; a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o prefeito de BH, Fuad Nomam; o presidente da Câmara Municipal de BH, vereador Gabriel Azevedo; a ministra substituta do TSE, Edilene Lobo; o promotor de Justiça Emmanuel Pelegrini, representando o procurador-geral de Justiça do estado; a defensora pública-geral do estado, Raquel Gomes Dias; o presidente do Tribunal de Contas do estado, conselheiro Gilberto Diniz; a presidente do TRT3, desembargadora Denise Alves Horta; o comandante da 4º Região Militar, general de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago Belo; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do estado, desembargador Jadir Silva; o presidente da Amagis, juiz de direito Luiz Carlos Rezende e Santos; dirigentes de outras instituições públicas, desembargadores da ativa, aposentados e representantes de associações ligadas à magistratura.

Conheça a trajetória dos novos dirigentes do TRE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...