Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE LAVRAS SÃO PREMIADOS NO 1° CONCURSO DE FOTOGRAFIA ALIANÇA ENERGIA

Premiação celebra jovens talentos e promove a sustentabilidade

Na manhã desta terça-feira, dia 25 de junho, a Casa da Cultura de Lavras foi palco da cerimônia de premiação do 1º Concurso de Fotografia da Aliança Energia. O evento reconheceu os alunos vencedores e destacou a importância da interação entre o ser humano, a energia e o meio ambiente, promovendo a sensibilização e inspiração para ações em prol de um futuro sustentável.

Voltado para alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas públicas de Ijaci, Lavras, Perdões e Ribeirão Vermelho, o concurso foi uma iniciativa gratuita que buscou incentivar a reflexão e a criatividade dos jovens. Três escolas de Lavras inscreveram fotos produzidas por seus alunos durante a visitação ao CEA da UHE Funil entre os meses de março e abril: Escola Estadual Francisco Salles, Escola Municipal Itália Cautiero Franco e Escola Estadual Firmino Costa, totalizando 34 fotografias inscritas.

Após rigorosa seleção, 10 finalistas foram escolhidos para a fase de votação popular no Instagram da Aliança Energia, representando suas respectivas escolas: Jamile Andrade dos Santos, Alícia Fátima Souza Gadaga, Miguel Emanuel de Carvalho Oliveira, Felipe José da Silva, Lucas da Silva Souza, Wellysson Santos Petronilho, Gabriel Arcanjo Dias, Kauã Nichollas Gomes da Silva, Eduardo Naves de Oliveira e Antônio Silva Barbosa.

Os prêmios foram para as três fotografias mais votadas: 1o lugar - notebook; 2o lugar - celular; 3o lugar: bicicleta. A campeã foi Jamile Andrade dos Santos, da Escola Estadual Francisco Salles; Alícia Fátima Souza Gadaga, da Escola Municipal Itália Cautiero Franco, em segundo lugar, e Miguel Emanuel de Carvalho Oliveira, da mesma escola, em terceiro.

Tema
Com o tema "UHE Funil – Integração da Energia com o Meio Ambiente", os alunos tiveram a oportunidade de expressar suas percepções por meio da linguagem da fotografia, capturando elementos da natureza, pessoas, paisagens e arquitetura que representem a relação entre a geração de energia, o homem e o meio ambiente. As imagens produzidas têm o potencial de conscientizar a sociedade sobre as fontes de energia, a importância da responsabilidade socioambiental, além de motivar outras pessoas a contribuírem para um futuro mais sustentável.

Os inscritos foram avaliados com base em critérios como criatividade, originalidade, composição fotográfica, qualidade artística, coerência em relação ao valor socioambiental expresso na fotografia e relevância ao tema. A definição dos vencedores ocorreu em três etapas: triagem pela equipe de responsabilidade social da Aliança Energia, seleção das finalistas por três fotógrafos profissionais e votação pública pelo Instagram.

“Quando propusemos esse tema, nossa ideia era realmente provocar uma reflexão sobre a importância de o desenvolvimento ser realmente sustentável, fazendo com que os alunos e a comunidade percebam que é possível e necessário conciliar as novas tecnologias, as indústrias e quaisquer empreendimentos com a preservação ambiental", explica Tatiana Menezes, analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança.

Conscientização e talento
O Concurso de Fotografia da Aliança Energia não apenas revelou talentos locais, mas também ressaltou a importância da conscientização ambiental entre os jovens. As imagens capturadas pelos estudantes refletiram uma profunda conexão com o tema proposto, com potencial de inspirar as pessoas a valorizarem e preservarem o meio ambiente.

A Aliança Energia, ao promover esta iniciativa, reforça seu compromisso com a educação ambienal e a sustentabilidade, incentivando as futuras gerações a pensar criticamente sobre o papel da energia em nossas vidas e a agir em defesa do meio ambiente. A expectativa é que novas edições sejam organizadas, abrangendo ainda mais escolas e alunos, consolidando o projeto como um marco no calendário educativo e ambiental da região. A Aliança Energia reafirma seu papel como catalisadora de mudanças positivas, apostando na criatividade e no engajamento dos jovens para construir um futuro mais sustentável.

Apoie o Jornalismo independente. Doe qualquer valor por meio de Chave PIX e contribua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...