Pular para o conteúdo principal

HU-UFLA DEVE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO NO INÍCIO DE 2026


O Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (HU/UFLA) é um dos projetos prioritários para a instituição e a expectativa é que ele esteja em funcionamento no início de 2026. Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a presença do presidente, professor Arthur Chioro, e do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, foram abordadas as estratégias fundamentais para viabilizar a formalização do contrato de gestão e o andamento do projeto que prevê a conclusão do HU/UFLA, com 110 leitos e 100% do seu atendimento voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A previsão é que o contrato de gestão seja assinado no prazo de três meses e os processos licitatórios para as obras sejam iniciados ainda em 2024. A edificação fica na zona oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras foi desenvolvida até 2021. Os recursos para a nova fase da construção estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entre os assuntos colocados em pauta, as áreas de especialização que poderão ser atendidas, a compra dos equipamentos necessários para o atendimento de média e alta complexidade, além da contratação e gestão da equipe de profissionais. De acordo com professor Scolforo, deverão ser contratados cerca de 700 profissionais de diferentes especialidades e funções para operacionalizar o HU/UFLA.
“Foi uma reunião muito proveitosa. Sentimos que há, por parte da Ebserh, um desejo verdadeiro de fazer com que o sonho do HU/UFLA aconteça”, considerou o reitor. Além da Ebserh, Scolforo participou de reuniões no Congresso Nacional e Senado para reforçar o apoio ao projeto.
 
Referência regional
Na segunda-feira (17/6), o HU/UFLA foi tema de reunião com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (Cislav) e prefeito de Ijaci, Fabiano da Silva Moreti. Com a participação do reitor, professor Scolforo, e do vice-reitor, professor Jackson Barbosa, a reunião objetivou o entendimento de como a Universidade poderá formalizar uma parceria com o Cislav, permitindo o atendimento prioritário aos 10 municípios da microrregião que compõem o Consórcio (Lavras, Ijaci, Ribeirão Vermelho, Nepomuceno, Luminárias, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas e Bom Sucesso).


Durante o encontro, foi pontuada a expectativa de credenciamento dos serviços do HU/UFLA como apto a prestar os procedimentos de saúde discriminados em edital específico do Consórcio. Também foi agendada nova reunião com a presença dos prefeitos dos municípios participantes, para a apresentação dos projetos do HU/UFLA e expectativas para a formalização da parceria.
 
Fabiano Moreti destacou a importância do HU/UFLA, devendo se tornar uma referência em atendimentos de média e alta complexidade para toda a região. Ele considerou que a prestação dos serviços deverá, inclusive, atrair outros municípios para o Consórcio, fortalecendo ainda mais a parceria com a Instituição.
 
O HU/UFLA também já recebeu o apoio da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, durante reunião realizada em maio, no câmpus da Universidade. Na oportunidade, foi destacada a importância social do empreendimento para a saúde pública em Lavras e região, além de representar uma campo de prática para a formação qualificada dos profissionais de saúde formados pela UFLA.

*Informações da assessoria da UFLA

Comentários

Anônimo disse…
E isso nossa Lavras!!!! Muito feliz
Anônimo disse…
Parabéns valorizando nosso povo que depende do sus

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...