Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO NACIONAL DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS É REALIZADO NA FIEMG


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), realizou, na tarde de ontem, dia 12 de junho, o quarto Seminário Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de 2024. O evento aconteceu na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, e recebeu empresários dos segmentos contemplados pelos APLs, representantes de entidades, presidentes de sindicatos patronais e lideranças locais.

Com o intuito de ampliar o desenvolvimento econômico dos arranjos, durante o seminário, representantes das entidades parceiras apresentaram informações fundamentais sobre atração de investimentos, linhas de crédito, cooperativismo, programas de inovação e tecnologia, entre outros.

A FIEMG participou com a apresentação do gerente de projetos para a indústria, Thadeu Neves, do IEL, que expôs soluções customizadas em Educação Executiva, Transformação Digital e Desenvolvimento Industrial e os eixos de atuação da entidade.

Um Arranjo Produtivo Local (APL) é uma aglomeração de empresas em​ um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação por meio de um núcleo representativo - também chamado de governança. Ou seja, é uma forma de as empresas de um setor forte em uma região aumentarem a capacidade de negociação, o acesso a mercados, a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, os Arranjos Produtivos Locais estimulam o aumento da competitividade e promovem o desenvolvimento socioeconômico da região. "Espero que o Centro-Oeste busque se capacitar para ampliar mercado, exportar, vender produtos e melhorar a performance e o ambiente de negócios. Esse é o caminho do desenvolvimento", enfatizou.

No Oeste de Minas, pelo menos 5 arranjos produtivos já foram reconhecidos, com destaque para os setores de fundição e de vestuário. São mais de 40 municípios envolvidos com diversas vocações produtivas, compreendendo cerca de 6,5 mil empresas e mais de 22 mil empregos diretos.

Atualmente, Minas Gerais conta com 68 APLs, em mais de 330 municípios de diversas regiões. Esses arranjos envolvem 89 mil empresas e mais de 250 mil empregados diretos.

Vinte entidades públicas e da sociedade civil atuam no Núcleo Gestor dos Arranjos Produtivos Locais (NGAPL), que tem o objetivo de gerar oportunidades e orientar o desenvolvimento de APL. Entre elas, estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), a Agência de Promoção de Investimento de Minas Gerais (Invest Minas) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...