Pular para o conteúdo principal

CIRURGIA COMPLEXA DE TRANSPLANTE ÓSSEO É REALIZADA NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS SAMUEL LIBÂNIO


Uma cirurgia de transplante ósseo foi realizada na última quinta-feira, dia 11 de julho, no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), mostrando que a instituição está a cada dia mais equipada e preparada para procedimentos mais complexos. “Fizemos a ressecção de um tumor que acometia o rádio distal (segmento do osso que mais fica próximo à mão) do paciente e colocamos um novo que veio de um banco de ossos do Rio de Janeiro”, conta o médico do HCSL, Eugênio César Mendes, especializado em ortopedia oncológica.

A cirurgia complexa foi realizada pela equipe da Ortopedia Oncológica, composta pelo cirurgião ortopédico, auxiliar ou residente da Ortopedia, instrumentador, além da equipe do Centro Cirúrgico, um anestesista, o residente do Anestesia, o circulante de sala, sem contar todos os profissionais que dão todo suporte e apoio para o procedimento cirúrgico no HCSL.

Destaque também para Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) que ficou responsável pela busca do osso necessário para o procedimento vindo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro. Tudo foi feito em tempo hábil para a cirurgia, que alcançou muito sucesso.

Toda a cirurgia oncológica é dividida em tumores malignos e benignos. “Neste caso, foi feita uma cirurgia para um tumor benigno agressivo com a destruição quase completa do rádio distal do paciente. A cirurgia usou a técnica de ressecção com margem ampla, tirando todo o osso com um envelope de tecido sadio e fazendo a reconstrução depois com o osso vindo do banco de ossos e os próprios tecidos da paciente, fazendo toda a reintegração”, explica Eugênio.

O câncer ósseo é uma doença bimodal que acomete crianças e adultos. Os principais tipos são o osteossarcoma, tumor de Ewing, condrossarcoma, sarcoma pleomórfico indiferenciado de alto grau, fibrossarcoma, tumor ósseo de células gigantes e cordoma. “O tumor maligno mais comum é o osteossarcoma que se inicia nas células ósseas. Ocorre mais em pessoas com idades entre 10 a 30 anos, e depois aos 70 anos, e se desenvolvem com mais frequência nos ossos dos braços, pernas e pelve”, conta Eugênio.

O tratamento para o câncer ósseo varia conforme o tipo de tumor, se é benigno ou maligno, e o estado geral de saúde do paciente. É possível tratar um câncer nos ossos de maneira local com abordagem cirúrgica e com técnicas especializadas para a substituição ou reconstrução deste segmento ósseo acometido.

O médico Eugênio César aconselha as pessoas evitar o consumo de álcool e tabaco, pois esses hábitos podem enfraquecer o sistema imunológico e aumentar o risco de complicações, lembrando que os exercícios físicos regulares podem ajudar a fortalecer os ossos e os músculos, além de melhorar a saúde geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...