Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2024: FÁBIO E JUSSARA, ATÉ O MOMENTO, DUAS OPÇÕES PARA LAVRAS


De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Faltando menos de um mês para oficialização das chapas, Lavras, no Sul de Minas, caminha para ter apenas dois candidatos na disputa pela prefeitura da quinta maior cidade do Sul de Minas. A atual prefeita Jussara Menicucci (PSD), que já está no quarto mandato e o ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado, engenheiro e empresário Luiz Fábio Cherem (Republicanos). Ambos são pré-candidatos a prefeito por partidos do chamado "Centrão", que é conhecido por estabelecer alianças políticas com as mais variadas vertentes da política brasileira.

Fábio Cherem, que já foi candidato uma vez, também contra Jussara e, terá como vice Daiana Garcia, mais conhecida como Daia Protetora. Jovem parlamentar da Câmara Municipal de Lavras, é conhecida por sua defesa da causa dos animais e integra a bancada de oposição à prefeita no Legislativo lavrense. É a aposta do ex-deputado para trazer um ar de renovação e engajamento, características bem aceitas e exigências na política atual. Além do que, a vice possui já a experiência do parlamento municipal.

Já no grupo político de Jussara Menicucci, a atual chefe do Executivo é conhecida por sacramentar o vice no ato da convenção partidária, que tradicionalmente é realizada no limite do prazo estipulado pela lei, deixando os apoiadores e opositores intrigados, enquanto se especulam nomes nos bastidores.

Até o momento, três circulam nas rodas de apostas para vice de Jussara. O ex-vice-prefeito Eduardo Luiz Marani (Dú Marani) é o queridinho de muitos. Além de possuir larga experiência na política lavrense e como dirigente partidário, é tido como de perfil simples e com bom trânsito político, inclusive em altas esferas do poder judiciário. Também corre nos bastidores o nome do advogado Marcelo Sabato, que já se desligou do cargo de assessor do gabinete da prefeita. Embora não tenha tanto no currículo político para mostrar, segundo informações, possui prestígio em classes empresariais da cidade e tem perfil jovem. O ex-secretário municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura Rodrigo Pacheco é outro cotado para o posto. Foi alçado a política lavrense sendo nomeado secretário de Jussara, tendo se notabilizado na cidade como empresário do setor de eventos.

A única unanimidade nas eleições municipais de 2024 é: todos os candidatos terão que desafiar a si próprios, desafiar as suas ideias e definir uma roupagem para convencer o eleitor a sair de casa ou de sua zona de conforto para ir votar.

*Os nomes no título foram colocados por ordem alfabética.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...