Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS É O SEGUNDO ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE EMPRESAS ATUANDO NO MERCADO DE PANIFICAÇÃO

Para aumentar a competitividade desses empreendimentos, o Sebrae Minas lança o programa Prepara Padaria com soluções e ferramentas gerenciais voltadas para o setor

Minas Gerais concentra cerca de 34 mil padarias e confeitarias se tornando o segundo estado no país com o maior número de estabelecimentos ativos neste segmento. Somente de janeiro a maio deste ano, 2.615 negócios foram abertos no estado mineiro, atrás apenas de São Paulo que registrou mais de 7 mil novas empresas no mesmo período. Para aumentar competitividade dos pequenos negócios do setor, estimulando a melhoria dos processos gerenciais e ampliando as oportunidades de crescimento no mercado, o Sebrae Minas lança o programa Prepara Padaria. As soluções oferecidas pela iniciativa, voltada para os segmentos de panificação e confeitaria, já estão disponíveis neste link.

Na página oficial do Prepara Padaria, os empreendedores se cadastram para ter acesso à conteúdos direcionados, consultorias customizadas, cursos, oficinas, orientações técnicas e ações de mercado oferecidas pelo Sebrae Minas. As temáticas são baseadas em fatores críticos que influenciam a produtividade, a tomada de decisão e a obtenção de bons resultados das empresas do setor.

“Desenvolvemos um programa com soluções e orientações específicas para que os donos de padarias e confeitarias revejam seus processos e se adaptem aos novos perfis de consumidores, que estão cada vez mais em busca por experiências, conveniência, mix diversificado, atendimento, rapidez, qualidade, e principalmente, comodidade, seja no canal físico ou digital”, explica a analista do Sebrae Minas Simone Lopes.

Nos processos de gestão, os empreendedores aprendem mais sobre a organização financeira e tributária, formação de preço de venda e elaboração de fichas técnicas, liderança e retenção de mão de obra especializada. Há também, informações sobre produtividade e inovação voltadas para a melhoria dos processos, rotulação de alimentos e informações nutricionais, elaboração de cardápio e mix de produtos, eficiência energética, prevenção de perdas, além de consultorias com chefs e especialistas da área para a criação de novos produtos alimentícios.

Os interessados em participar do Prepara Padaria também têm acesso a informações de mercado, como: novas fontes de receita e canais de venda, marketing digital, estratégias promocionais, layout e planograma, e também, oficinas de food styling, fotografia de alimentos e produção de vídeos para as redes sociais. As empresas podem ainda ser convidadas para participar de Rodadas de Negócios, para comprar produtos com preços mais acessíveis de grandes empresas fornecedoras, e também de concursos e festivais gastronômicos.

“Padarias e confeitarias enfrentam desafios diários, como a gestão de estoque, controle de qualidade e gerenciamento de custos, que podem ser mitigados com a adoção de estratégias e ferramentas adequadas. Além disso, a implementação de práticas de higiene e segurança alimentar, desenvolvimento de estratégias de marketing e acesso a tecnologias inovadoras podem melhorar a eficiência operacional e aumentar a competitividade no mercado. Nosso objetivo é facilitar o acesso às informações contribuindo para o crescimento do faturamento, melhoria dos processos e sustentabilidade das empresas do setor”, afirma a analista do Sebrae Minas.

Sul de Minas
De acordo com dados da Receita Federal, 99% das padarias e confeitarias formalizadas em Minas Gerais são pequenos negócios. Esses empreendimentos geram mais de 52 mil postos de trabalho em todo o estado. No Sul de Minas, 4.233 empresas atuam neste setor. As cidades com o maior número de empresas no segmento são: Poços de Caldas (413), Varginha (267), Pouso Alegre (240), Lavras (191) e Três Corações (151).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...