Pular para o conteúdo principal

NOVOS CURSOS: REITOR BUSCA RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DA ENFERMAGEM, TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA

Esses novos cursos na área da saúde foram demandas apresentadas pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e em alinhamento com a necessidade de profissionais na região

Em Brasília de 25 a 28 de junho, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reuniões para viabilizar recursos e soluções para os câmpus de Lavras e de São Sebastião do Paraíso. No Ministério da Educação (MEC), o reitor apresentou o planejamento para a consolidação e expansão da UFLA no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC das Universidades. 

A semana contou ainda com reuniões na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Na sexta-feira (28/6), em reunião no Ministério da Educação (MEC), Scolforo se reuniu com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), Tânia Mara Francisco, e com o coordenador-geral de Planejamento e Orçamento, Aldous Pereira Albuquerque, para apresentar o planejamento de ações da UFLA com relação aos recursos de infraestrutura previstos no PAC das Universidades. Ao todo serão investidos 42 milhões de reais em três grandes obras. Duas delas serão para avançar a infraestrutura do Câmpus Paraíso - Prédio das Engenharias e Biblioteca - e, no Câmpus Lavras, está previsto o prédio que deverá abrigar os novos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.

Esses novos cursos na área da saúde foram demandas apresentadas pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e em alinhamento com a necessidade de profissionais na região. De acordo com o reitor, o planejamento para os novos cursos inclui as tratativas para a contratação de novos servidores docentes e técnicos administrativos necessários para sua viabilidade e, com a conclusão das negociações, os projetos deverão ser submetidos para a aprovação dos conselhos superiores da Universidade. “Seremos sempre muito responsáveis em nossas ações. Só iniciaremos novos cursos com estrutura física, servidores docentes e técnicos, equipamentos e livros, para que tenhamos todas as condições de oferecer cursos com a qualidade já consolidada na UFLA”, reforçou.

Na reunião foram discutidos os cronograma de elaboração de projetos, licitação, início e término das obras, cronograma de desembolso financeiro, além dos benefícios acadêmicos e impactos na pesquisa, inovação e extensão que poderão ser gerados a partir dessas estruturas.

Scolforo ainda reforçou a proposta em desenvolvimento na Universidade para a ampliação da oferta de cursos no período noturno, com foco em cursos nas áreas de engenharia, tecnologia, economia e contabilidade. “O objetivo será o oferecimento de cursos inovadores, capazes de impactar positivamente a vida das pessoas, ao mesmo tempo que atendam às demandas da região e do País. Precisamos atrair os jovens em um contexto cada vez mais digital”, pontuou, reforçando que esses cursos deverão mesclar ensino presencial e a distância, parte deles com duração de três anos e todos com novas formas de abordagem pedagógica. A ideia é buscar o apoio para que as iniciativas possam ser levadas à apreciação dos conselhos superiores da instituição.

*Com assessoria da UFLA

Você sabia? O Blog O Corvo-Veloz é fruto de produção jornalística independente. Acreditamos no bom jornalismo gratuito e plural. Por isso, você pode contribuir de forma voluntária por está Chave PIX com qualquer valor e ajudar a manter este projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...