Pular para o conteúdo principal

POLO MOVELEIRO DE UBÁ GANHA ESPAÇO EXCLUSIVO NA CASACOR MINAS GERAIS

Iniciativa faz parte do programa Idear do Sebrae Minas para impulsionar as pequenas indústrias do Arranjo Produtivo Local (APL) da Zona da Mata mineira

Indústrias do polo moveleiro de Ubá irão apresentar 10 produtos desenvolvidos por cinco designers da região na mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo, a CASACOR Minas Gerais. Os móveis foram produzidos exclusivamente para a mostra, sob a curadoria do designer mineiro Gustavo Greco, e apoio e mentoria do Sebrae Minas. Além de compor um dos espaços do evento, as indústrias e os designers também terão a oportunidade de negociar com potenciais compradores durante a Rodada de Negócio que integra a programação da mostra. A CASACOR Minas Gerais é realizada de 26 de julho a 15 de setembro, no Espaço 356, em Belo Horizonte.

As mesas de centro e de lateral, cadeiras, poltronas e sofás, projetados pelos designers da região - Noemi Arruda, Robério Teixeira da Silva, Lucas Azevedo, Geicy Toledo e Formato Objeto - e fabricados pelas indústrias - Árvore de Minas, Artezi Estofados, Cyrne Decor, House Deccor, Kavin Estofados, Lazza, LM Home Decor, Mapes Design, Montanhas Móveis e Sparta Móveis -, irão compor o ambiente Living Galeria. O espaço exclusivo do Sebrae Minas na CASACOR foi projetado pela arquiteta ubaense Maikyanne Sudré, e pensado especialmente para o evento.

O conceito do espaço e dos móveis foi inspirado na história da cidade de Ubá, no interior de Minas Gerais, com suas riquezas e destaques, como a famosa manga Ubá, e homenagens ao compositor da MPB, natural da cidade, Ary Barroso. "O projeto acolhe a concepção da ancestralidade das construções com tons terrosos, materiais naturais e texturas. Criamos um jardim vivo com referências que direcionam à uma galeria que apresenta os trabalhos das indústrias. Em seguida, é apresentado um living de uso abraçado pelo jardim, e formas que trazem leveza e aconchego”, explica a arquiteta Maikyanne.

A analista do Sebrae Minas Reginamaria Loures ressalta a importância da participação e do polo moveleiro mineiro em um dos mais importantes eventos de decoração do país. “A mostra é uma verdadeira vitrine para profissionais e indústria moveleira ganharem relevância e fortalecerem suas marcas. Nosso objetivo é destacar a qualidade e a diversidade dos móveis produzidos em Ubá, dando mais visibilidade às indústrias locais para se tornarem mais conhecidas e conquistarem cada vez mais clientes", afirma Reginamaria.

Negócios
No dia 13 de agosto, terça-feira, as 10 indústrias do polo moveleiro de Ubá vão participar de uma Agenda de Relacionamento com potenciais compradores de móveis. Promovida pelo Sebrae Minas, a iniciativa tem uma dinâmica diferenciada, com foco para a criação de network, que contribui para contatos posteriores a fim de gerar negócios e firmar novas parcerias, ampliando a capacidade de comercialização das pequenas indústrias ofertantes.

Vocação
Considerado um dos maiores do Brasil e o maior de Minas Gerais, o polo moveleiro de Ubá abrange 600 empresas em 25 municípios, gerando cerca de 20 mil empregos diretos aproximadamente.

A fabricação de móveis na região teve início na década de 1960, com o surgimento de pequenas marcenarias, que produziam móveis reutilizando a madeira de caixotes. Por volta da década de 1990, o crescimento das indústrias chamou a atenção do Sebrae Minas que, em 1996, começou a trabalhar para o fortalecimento do setor, em parceria com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind).

Em 2009, a instituição apoiou a implementação de uma iniciativa pioneira para reforçar a competitividade do Arranjo Produtivo Local (APL). Com base em estudos sobre hábitos de consumo mundiais e principais modificações nos polos fabricantes de móveis na Europa, foi construída uma nova visão de futuro para o APL de Ubá, e identificadas quatro áreas prioritárias de melhoria: ponto de venda, gestão de produtos (design) e produção e logística.

Em março deste ano, o programa Idear começou a ser pilotado em Ubá. A iniciativa do Sebrae Minas tem objetivo de promover e fomentar novos negócios nos polos produtivos moveleiros do estado. Além de estimular e apoiar o desenvolvimento e a fabricação de novos produtos das indústrias e designers do polo em grandes eventos do setor como a CASACOR Minas Gerais, o programa oferece ações de capacitação gerencial, fortalecimento da marca e acesso à mercados.

A iniciativa propõe também uma reflexão sobre a importância da criação de peças exclusivas e conceituais, tendo o designer e o processo criativo como aliados para gerar diferencial competitivo no mercado. Há ainda um trabalho de aproximação e conexão das empresas e profissionais da cadeia produtiva moveleira, como por exemplo, a criação de uma logística conjunta. As indústrias do polo também participam de encontros empresariais e de negócios, além de visitas técnicas em eventos e empresas de referência no mercado.

 

Conheça os móveis do polo de Ubá que estão no ambiente Living Galeria da CASACOR Minas Gerais 2024:

Mesa Lateral Cachepô

Designer: Lucas Azevedo

Fabricação: Árvore de Minas

 

Cadeira Maria

Designer: Lucas Azevedo

Fabricação: LM Home Decor


Sofá Canoa 

Designer: Geicy Toledo

Fabricação: Artezi Estofados

 

Poltrona Aquarela 

Designer: Geicy Toledo

Fabricação: Cyrne Decor

 

Poltrona Domani

Designer: Noemi Arruda

Fabricação: House Deccor


Estante Manga

Designer: Noemi Arruda

Fabricação: Montanhas Móveis


Sofá Bourbon 

Designer: Formato Objeto

Fabricação: Kavin Estofados

 

Mesa de Centro Tellus

Designer: Formato Objeto

Fabricação: Lazza

 

Mesa de Centro Mangifera

Designer: Robério Teixeira da Silva

Fabricação: Mapes Design

 

Mesa de Centro Aquarela

Designer: Robério Teixeira da Silva

Fabricação: Sparta Móveis

 

CASACOR Minas Gerais 2024

Data: 26 de julho a 15 de setembro

Local: Espaço 356 (Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos D’Água – Belo Horizonte)

Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...