Pular para o conteúdo principal

BIOGRAFIA DO OUVIDOR DA MINAS SETECENTISTA, CYPRIANO JOSEPH DA ROCHA, NA 27ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO


Ensaio biográfico retoma a trajetória de Cypriano Joseph da Rocha, ouvidor da Comarca do Rio das Mortes, da Minas Setecentista e “fundador” de um Arraial que originou o atual Sul de Minas Gerais. A obra é de autoria do português António Andresen Guimarães, hexaneto e biógrafo do homenageado.
Sua vinda ao Brasil, para a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, marca o lançamento da edição brasileira, pela Krauss, editora mineira, sediada em Poços de Caldas, após sucesso da edição portuguesa nos dois lados do Atlântico.

Dentre os muitos marcos iniciais para o Sul de Minas Gerais, deve-se necessariamente mencionar um deles, a fundação do Arraial de São Cipriano, obra do ouvidor da comarca do Rio das Mortes, na Capitania de Minas, o português nascido em Ponte da Barca, Alto Minho, Cypriano Joseph da Rocha, a Carta (ou o conjunto de 5 Cartas) escritas por ele entre 4 de outubro de 1737 a 7 de janeiro de 1738 com tal relato. Aliás, para os integrantes do Ecossistema Literário Sul-Mineiro, este é o marco que sinalizou o primeiro momento da Literatura na região, tal como é a Lenda da Amantykir para a Oratura da Serra da Mantiqueira e Bacia do Rio Grande.

Quase 300 anos depois, a trajetória do ouvidor minhoto está registrada em livro. Trata-se da obra Cypriano Joseph da Rocha – Um relato entre Portugal e o Brasil na Idade do Ouro, um ensaio biográfico de autoria de seu hexaneto, o lisboeta António Andresen Guimarães. A edição portuguesa ficou a cargo da Imprensa Nacional de Portugal e foi lançada em junho de 2020, na biblioteca desta editora e posteriormente em agosto do mesmo ano no Jardim dos Poetas, em Ponte da Barca. Agora é a vez do lançamento do livro em edição brasileira pela Krauss Editora, no próximo dia 6 de setembro, a partir das 14h, no maior evento cultural e literário da América Latina, a 27a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Nesta oportunidade, além do lançamento da edição brasileira, acontecerá a assinatura de um Acordo de Cooperação Turística Internacional entre a Quinta de Cypriano, no Norte de Portugal, representada por António Andresen Guimarães e o Museu da Conversa Macanuda, MuCMac, no Sul de Minas Gerais, representado por Magda Krauss. Este, um espaço museal, que conterá todos os fac-símiles das cartas oficiais e particulares do Ouvidor Cypriano e um polo de internacionalização do turismo literário do e no Sul de Minas Gerais, uma vez que já conta com cerca de uma centena de roteiros turísticos literários, como é o caso do Caminho do Ouvidor Cypriano, o COC.
 
Também serão apresentados Programas de Leitura das Cartas de Cypriano em todo o Sul de Minas Gerais, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Tal iniciativa é um desdobramento do que já ocorre em outros contextos, desde os anos 1980, como são os casos das Redes Sul-Mineiras de Amigos da Biblioteca e de Clubes de Leitura, que tiveram à frente o Professor Serrano e grupos de bibliotecários, arquivistas, museólogos e mediadores de leitura coordenados por Sara Rocha, Ana Macedo, Betânia Guimarães, Maria Helena Penteado, Priscila Moraes, dentre outros.

Além de ser um prolongamento dos trabalhos de pesquisas histórico-geográficas e criação artístico-literárias desenvolvido nas Academias de Letras e Institutos Históricos e Geográficos do Sul de Minas Gerais, todas entidades regionais e sediadas, em Poços de Caldas, a cidade que os sul-mineiros elegeram como a Capital Literária Sul-Mineira e que está irmanada/geminada, desde 2023, com Ponte da Barca, a terra natal do Ouvidor Cypriano Joseph da Rocha, um exitoso processo paradiplomático que propiciou a internacionalização do Sul de Minas Literário.

Serviço
Lançamento do livro Cypriano Joseph da Rocha, de António Andresen Guimarães
Realização:
Krauss Editora e Livraria Loyola Local: Bienal Internacional do Livro de São Paulo Data: 6 de setembro de 2024
Horário da Apresentação do Livro (Auditório Ziraldo): 14h às 15h
Horário da Sessão de Autógrafos (Rua E, Estande 18 da Loyola): 15h30 às 17h30

Realização, correalização e apoio
- Bienal Internacional do Livro de São Paulo
- Krauss Editora
- Krauss Eventos Literários
- Livraria Loyola
- Amigos Sul-Mineiros de Cipriano

Comentários

Anônimo disse…
O ouvidor-mor Cypriano Joseph da Rocha, que esteve à frente da Comarca do Rio das Mortes cuja sede era São João d'El Rey, é figura incontornável para Minas Gerais e de modo ainda mais destacado para o Sul de Minas Gerais, uma vez que o atual território remonta ao antigo Arraial de São Cypriano fundado por ele, numa diligência, em 1737. Contarmos com uma edição brasileira para o ensaio biográfico sobre ele é um privilégio. Gustavo da Fonseca.
Anônimo disse…
Parabéns pela iniciativa da publicação do belo ensaio Cypriano Joseph da Rocha por uma editora mineira e ainda mais situada em Poços de Caldas, a Krauss Editora. Tal obra, é importantíssima para Minas Gerais, Está na base do 1o Roteiro Turístico Literário, o Caminho do Ouvidor Cypriano e também de Acordos internacionais entre o Museu das Oraturas e das Literaturas do Sul de Minas Gerais, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, Brasil e a Quinta de Cypriano, em Ponte da Barca, Alto Minho, Portugal .
Anônimo disse…
Continuando o comentário: esta obra também alavancou a Internacionalização do Sul de Minas Literário. É uma obra para ser trabalhada longa e largamente por todos os quadrantes do Sul de Minas Gerais, Fernando Pereira, de São Lourenço.
Anônimo disse…
Cypriano Joseph da Rocha é uma leitura imperdível! Excelente ensaio biográfico, muito bem escrito, todo baseado em fontes primárias. Comprei a edição portuguesa, editada pela Imprensa Nacional de Portugal, em 2020 e lançada, no Brasil, em 2023, no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. O autor, António Andresen Guimarães, que além de biógrafo do Ouvidor Cypriano é também seu hexaneto, uma simpatia em pessoa. E agora, a edição brasileira editada pela Krauss, sediada em Poços de Caldas, comprarei diversos exemplares para presentear a todos, É uma obra que não pode faltar em nenhuma biblioteca. Na contagem regressiva para a Bienal SP. João Reis.
Anônimo disse…
Grande escolha para a Editora Krauss, de Poços de Caldas estrear! Cypriano Joseph da Rocha atravessou o tempo e o espaço em Sergipe, em Minas. No Sul de Minas é tão presente que atravessa a História, a Geografia, a Linguística, a Literatura, a Geopolítica, outros campos do conhecimento, está no cotidiano. Uma leitura que atravessará muitos leitores! Rodrigo Ribeiro
Anônimo disse…
Parabéns aos poços-caldenses, a Poços de Caldas pelo protagonismo no processo de geminação/irmanamento com Ponte da Barca, terra natal de Cypriano, pela Krauss Editora, a publicação do ensaio biográfico Cypriano, pela internacionalização do nosso cenário literário e do turismo literário sul-mineiro! Fábio Ribeiro
Anônimo disse…
Agradecimentos ao site "O Corvo Veloz" soubemos do lançamento por aqui! Excelente evento! O livro Cypriano é fora de série! Um ensaio biográfico de interesse não apenas para Minas e o Brasil! Uma escrita bastante fluida, se lê numa sentada! Andresen, o hexaneto é a simpatia em pessoa, muito educado e extremamente agradável! Plateia de alto nível! Todos os perfis, todas as idades, todos os interesses na rica história de Cypriano. Todos de parabéns! Gustavo Lemos
Anônimo disse…
Cypriano e as suas Cartas (oficiais e pessoais) são extremamente interessantes! Um registro dos Setecentos no Brasil, Bahia, Sergipe e Minas cuja leitura cativa! O contexto da escrita deste livro também é fascinante, assim como os inúmeros desdobramentos que vêm acontecendo nos últimos anos! Parabéns a todos pela iniciativa da edição brasileira de Cypriano pela Krauss Editora!
Anônimo disse…
Todos os cumprimentos à Krauss Editora pela edição brasileira de "Cypriano", ao Andresen, hexaneto do biografado e a todos que estão proporcionando esta ampla movimentação no nosso cenário cultural sul-mineiro, desde os "Sertões Proibidos da Mantiqueira, o desbravamento, a ocupação da terra", conforme o pesquisador André Figueiredo Rodrigues, ao papel das "Cartas que falam", conforme o pesquisador Leandro Garcia . Quanta riqueza nas muitas sessões de "Conversas Macanudas"! Alan Pereira.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...