Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2024: HOMEM É PRESO POR CRIMES CONTRA VEREADORA EM PERFIL FAKE NA INTERNET


Foi preso na última quarta-feira, 14 de agosto, em Aimorés, no Vale do Rio Doce, um homem acusado de cometer crimes na internet contra uma candidata a vereadora do município. A prisão preventiva foi determinada pela Justiça Eleitoral a pedido do Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria de Justiça de Aimorés, e da Polícia Civil de Minas Gerais.

No dia 8 de agosto, a vítima noticiou à Polícia Civil em Aimorés a criação de um perfil na rede social Facebook que, entre outras mensagens, apontou, falsamente, que ela havia praticado “compra de votos”, mediante fornecimento de drogas a eleitores.

Além disso, foi informada a prática de crimes de ameaça, perseguição e injúria, no contexto da Lei Maria da Penha, uma vez que o suspeito teria tido relacionamento anterior com a ofendida.

Após diligências investigativas, o autor das postagens foi identificado, tendo sido apurado o cometimento, motivado por vingança, de condutas que se caracterizam como crimes eleitorais conexos com comuns - calúnia e difamação visando fins de propaganda eleitoral negativa, cuja pena é aumentada por ter sido realizada por meio da internet (arts. 323, 324, 325 e 327, V do Código Eleitoral), e crimes previstos nos arts. 140 (injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro), 147 (ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave) e 147-A do Código Penal (perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade), c/c com a Lei nº 11.340/2006.

Durante as investigações, verificou-se que, no dia das postagens, o suspeito estava se escondendo para não ser preso em flagrante e, posteriormente, se escondeu para não ser intimado da medida protetiva de urgência decretada com base na Lei Maria da Penha.

Por estes motivos, foi requerida e deferida pela Justiça Eleitoral da 5ª Zona Eleitoral a prisão preventiva, a busca domiciliar do representado e a remoção do conteúdo ilícito da página do Facebook.

As ordens judiciais foram cumpridas nessa quarta-feira. O homem foi localizado, quando da efetivação de sua prisão, escondido dentro do forro de uma residência [foto acima], em clara demonstração de sua intenção de fugir à aplicação da lei.

*Da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...