Pular para o conteúdo principal

RIBEIRÃO DAS NEVES VÊ QUEDA DE 40% NOS MUNICÍPIOS COM ILUMINAÇÃO MODERNIZADA

Pesquisa foi divulgada no Atlas da Violência 2024, estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostrando na prática o que especialistas já orientam sobre a importância da iluminação urbana na redução da criminalidade

Em 2019, a cidade de Ribeirão das Neves deu início a um projeto ambicioso de modernização da iluminação pública através de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a IPMinas. Desde então, mais de 29 mil pontos de luz foram substituídos por luminárias de LED, trazendo uma nova luz à cidade e resultados significativos na segurança urbana. De acordo com dados do Atlas da Violência de 2024, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que revela uma queda nas taxas de homicídios em Ribeirão das Neves de 40,3 (2019), para 24,0 (2024), em um universo de um homicídio para cada 100 mil habitantes. Na prática, isso significa uma redução de mais de 40% nesses crimes.

“Desde o início do projeto, em 2019, a cidade viu os índices de homicídios reduzir em mais de 40%, mostrando efetivamente o protagonismo da iluminação na segurança”, afirma Júlio Neves, gerente do consórcio IPMinas.

Redução da criminalidade
Em 2024, após cinco anos de investimentos contínuos na melhoria da infraestrutura urbana no município, Ribeirão das Neves assistiu os resultados positivos da iluminação modernizada e ampliada. Embora múltiplos fatores contribuam para a redução da criminalidade, a iluminação pública eficiente é, sem dúvida, uma peça chave nesse quebra-cabeça.

"A modernização da iluminação pública não apenas transforma a paisagem urbana, mas também tem um impacto direto na segurança. Áreas bem iluminadas desestimulam a ação criminosa, aumentando a visibilidade e a sensação de segurança da população. Estamos constantemente instalando novos pontos de luz e orgulhosos de contribuir para a transformação de Ribeirão das Neves", completa Júlio Neves.

Evidências de Impacto
Estudos internacionais corroboram a eficácia dessa intervenção. Pesquisas realizadas em Nova York demonstraram que ruas com iluminação pública extra tiveram uma redução de até 36% nos crimes noturnos. Outro estudo, publicado pela Campbell Collaboration, aponta que a melhoria na iluminação pública pode reduzir em média 21% dos crimes cometidos nas áreas afetadas, com impacto significativo na redução de crimes contra o patrimônio e na melhoria da sensação de segurança.

Benefícios adicionais da iluminação pública
Além do impacto direto na segurança, a modernização da iluminação pública traz outros benefícios significativos. A iluminação LED, por exemplo, é mais eficiente e sustentável, reduzindo o consumo de energia e os custos operacionais. A iluminação de qualidade também melhora a mobilidade urbana, facilita a prática de atividades noturnas e contribui para o desenvolvimento econômico, ao tornar as áreas comerciais mais atrativas e seguras para consumidores e empresários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...