Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG E UNIVERSIDADE DE MOÇAMBIQUE FIRMAM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO PARA INTERCÂMBIO ACADÊMICO E CULTURAL

Acordo fortalece a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia, promovendo oportunidades de aprendizado e colaboração entre Brasil e África
Reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, e reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze, durante a assinatura do convênio

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) firmou, em 8 de agosto, um convênio de cooperação com a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM) que visa promover o intercâmbio técnico-científico e cultural entre as duas instituições, foi celebrado como parte das ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UNIFAL-MG. O convênio foi assinado pelo reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira e pelo reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze.

Na ocasião, o reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, celebrou a assinatura do convênio, enfatizando a importância da internacionalização com foco na relação Sul-Sul. Ele mencionou a conexão histórica entre Brasil e África e como essa colaboração fortalece a formação dos estudantes da UNIFAL-MG ao proporcionar oportunidades de intercâmbio e aprendizado com a realidade moçambicana. “Essa internacionalização fortalece nossa Instituição e a formação dos nossos estudantes, que terão o encontro concreto com estudantes e pesquisadores de Moçambique”, frisou o professor andro Cerveira.

O reitor da UMUM, professor Sosdito Mananze, destacou a relevância da parceria para a universidade moçambicana. “A Universidade Metodista é muito jovem, tem muito a aprender e nada melhor do que aprender com uma universidade como a UNIFAL-MG, que é uma Universidade experiente. É o início de um relacionamento muito enriquecedor para a nossa universidade, tanto para os estudantes como também para o nosso corpo docente”, afirmou.

A cerimônia de assinatura contou ainda com a participação do então diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG, professor Cláudio Umpierre Carlan, e dos docentes Clibson Alves dos Santos, Felipe Gomes Rubira e Rodrigo José Pisani, todos do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG.

Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM)
A Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM) é uma instituição de ensino superior da classe A, de natureza privada, situada em Cambine, distrito de Morrumbene, situado na parte central da província de Inhambane, em Moçambique.

A instituição possui 100 cursos, incluindo graduação, pós-graduação e ensino à distância, nas áreas de Educação; Humanidade e Ciências Sociais; Engenharia e Tecnologia; Administração, Gestão e Contabilidade. Atualmente, o professor Sosdito Estevão Mananze está como reitor da UMUM.

Segundo o reitor da UMUM, Prof. Sosdito Mananze, as possibilidades de cooperação incluem intercâmbio de discentes, principalmente, com o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que prevê bolsas para discentes de instituições que firmaram convênios, como é o caso da UNIFAL-MG e a UMUM.

Outra possibilidade de cooperação é a de intercâmbio de docentes, na condição de pesquisadores visitantes, que podem orientar discentes da universidade de destino, ministrar disciplinas, participar de bancas, realizar eventos em conjunto, bem como redes de pesquisa com os respectivos parceiros dos países visitantes.

Além da UMUM, o PPGEO está buscando ampliar a cooperação com o país por meio da parceria com a Universidade Eduardo Mondlane.

Conhecendo a UNIFAL-MG
Entre os dias 29 de julho e 9 de agosto, o reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze, esteve em Alfenas para oficializar o convênio. A assinatura do Protocolo de Intenções entre a UNIFAL-MG e a UMUM foi acompanhada de uma série de atividades que reforçaram a cooperação acadêmica entre as duas instituições.

No dia 29 de julho, o reitor da UMUM, professor Sosdito Mananze, foi recebido pelo reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Cerveira. No dia 1 de agosto, o reitor da universidade moçambicana visitou as instalações da Café Ipanema, uma das parceiras da UNIFAL-MG, e participou de uma reunião para discutir o Protocolo de Intenções com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Na ocasião, estavam presentes o professor Claudio Umpierre Carlan, então diretor de Relações Internacionais, Prof. Rodrigo José Pisani do ICN, a coordenadora do PPGEO, Profa. Sandra de Castro de Azevedo, entre outros representantes da Universidade.

No mesmo dia, foi realizada uma oficina de integração com o discente de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade, Eduardo Mondlane, e o discente de graduação em Geografia Bacharelado, Gabriel Gouvea da Silva, abordando o tema “Classificação de imagens em sensoriamento remoto utilizando a ferramenta Google Earth Engine”.

Em 2 de agosto, houve uma reunião com os docentes do curso de Geografia da UNIFAL-MG, na qual foram discutidas as dinâmicas dos cursos de Geografia Bacharelado e Licenciatura, além das temáticas dos grupos de pesquisa. No dia 5 de agosto, o professor Sosdito Mananze ministrou a palestra “Sensoriamento Remoto: uma fonte confiável de dados para o monitoramento da agricultura e recursos naturais em Moçambique” durante o I Seminário sobre as Ações de Internacionalização do PPGEO/UNIFAL-MG.

As atividades continuaram ao longo da semana, incluindo visitas aos laboratórios de Geociências da Unidade Educacional Santa Clara, uma oficina de sobrevoo de drone, encontros com estudantes da disciplina “Introdução ao Geoprocessamento” e acompanhamento das rotinas da disciplina de Seminários do PPGEO. A visita do reitor teve o encerramento no dia 9 de agosto, com a apresentação dos projetos da Geoativa Júnior, empresa júnior do curso de Geografia da UNIFAL-MG, que incluiu a participação virtual de professores da UMUM e o egresso Guilherme Silva, sócio fundador da Geoativa Júnior.

Para conhecer a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), acesse o site da instituição neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...