Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA ENGENHARIA CRIAM METAVERSO DO INATEL E PARTICIPAM DE APLICAÇÕES PARA O 6G


Com o avanço das tecnologias para o 6G, previstas para serem lançadas ao mercado em 2030, o Inatel mantém a vanguarda na pesquisa do novo cenário digital, onde os mundos físicos e virtual convertem. Uma das grandes inovações do xGMobile (Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G) é a criação de um Metaverso que permite que alunos, professores e o público em geral explorem o campus da instituição de maneira imersiva e inclusiva. Este ambiente virtual foi desenvolvido pela startup Metacare Land, criada por alunos do próprio Instituto, o que evidencia o ciclo virtuoso de oportunidades proporcionado pela Instituição aos seus estudantes.

O projeto Metaverso do Inatel não é apenas uma extensão do campus físico, mas uma representação digital de ambientes importantes, como o icônico Prédio Central, laboratórios de ponta e até mesmo a Smart Farm. Para implantação desse projeto foram pesquisadas tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas.

Danielly Gomes da Silva, especialista do xGmobile, explica que essa tecnologia permite que pessoas de qualquer parte do mundo visitem e interajam com o campus. "No ambiente do Teatro, por exemplo, qualquer professor do Inatel pode ministrar uma aula para alunos localizados em regiões distantes ou até em outro país, tornando a experiência de aprendizado muito mais imersiva e realista" defende a pesquisadora.

Essa inovação não teria sido possível sem a parceria com a Metacare, uma startup formada pelos alunos Marcos Cesar Freitas da Silva e Tales Machado Prudente. A empresa, que já se destacou na Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel) com o projeto Metacare Land, trouxe sua expertise em realidade aumentada e virtual para criar o Metaverso do Inatel, mais uma comprovação de que projetos desenvolvidos durante a graduação podem se transformar negócios de sucesso. Além de empreenderem dentro da Incubadora do Inatel, esses alunos continuam a colaborar com a instituição, em uma conexão direta entre ensino, pesquisa e mercado.

Durante o Hacktown 2024, o público teve a oportunidade de explorar o Metaverso do Inatel, conhecendo curiosidades e fatos sobre a instituição de maneira interativa. Diego Gabriel Soares Pivoto, outro especialista do xGMobile, reforça a importância dessa tecnologia: “O Metaverso é um ambiente inclusivo e diversificado, o qual permite que pessoas com diferentes necessidades especiais possam participar de atividades e experiências, que antes eram inacessíveis.”

Ao oferecer um ciclo completo que vai desde a formação acadêmica até a possibilidade de empreender e continuar colaborando com o Inatel, a Instituição vai além de preparar engenheiros, para formar criadores de tecnologia que impactam a sociedade. A criação do Metaverso é apenas um exemplo de como a tríplice hélice e a retroalimentação entre educação e mercado funcionam integradas no Instituto Nacional de Telecomunicações há décadas, com a interação entre educação, inovação e tecnologia em um só lugar.

A inclusão do Metaverso entre as principais pesquisas para a sexta geração das comunicações móveis, é um passo importante para este salto tecnológico, com a criação de espaços digitais paralelos para as pessoas trabalharem, fazerem compras ou socializarem no mundo real analógico. Toda a gama de tecnologias utilizadas no Metaverso é estudada desde a graduação nos cursos de Engenharia do Inatel e aprofundada nas pesquisas de especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado. A tecnologia 6G pode ajudar a expandir o Metaverso, ao melhorar a utilização da largura de banda, a entrega de dados e a habilitação de aplicações. A 6G promete velocidades de internet 10 vezes mais rápidas que o 5G, podendo alcançar velocidades de 1 a 100 Gbps, e teoricamente 1Tbps. Esta mudança permitirá a conexão de novos utilizadores, recursos e aplicações. A 6G também pode fornecer uma taxa de dados de pico de 1.000 gigabits/s em latência inferior a 100 microssegundos. Isto significa que a 6G deve ser 100 vezes mais rápida que a sua antecessora e ter uma fiabilidade melhorada e uma cobertura de rede muito mais ampla.

Comentários

Anônimo disse…
Obrigado por repostar! - Marcos Freitas

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...