Pular para o conteúdo principal

CAGED JULHO: MICRO E PEQUENAS EMPRESAS GERARAM MAIS DE 90% DAS VAGAS EM MINAS GERAIS

Atividades econômicas específicas que se destacaram no mês foram cultivo de alho, construção de edifícios e serviços combinados de escritório e apoio administrativo

Levantamento do Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que, no mês de julho, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 91,2% das novas vagas criadas (10.201) no estado. O número resulta da diferença entre 148.586 admissões e 138.385 desligamentos registrados no período.

Os setores de Serviços (4.793), Comércio (2.769) e Construção Civil (2.447) tiveram destaque. Já o setor Agropecuário (2.481) apresentou redução no saldo de vagas nas MPEs. As atividades econômicas específicas que apresentaram os melhores saldos de vagas totais foram cultivo de alho (923), construção de edifícios (699) e serviços combinados de escritório e apoio administrativo (669). E as que tiveram retração foram cultivo de café (-3.386), obras de montagem industrial (-259) e ensino de idiomas (-223).

Dentre as regionais do estado, as de melhor resultado na geração de novas vagas foram Centro (6.115), Noroeste e Alto Paranaíba (1.591) e Zona da Mata e Vertentes (1.327). Já as regionais Sul (-807) e Centro-Oeste e Sudoeste (-121) registraram saldo negativo de contratações.

Entre janeiro e julho de 2024, as micro e pequenas empresas mineiras geraram 116.720 novos postos de trabalho, o dobro do número criado pelos médios e grandes negócios. Em comparação ao mês anterior, o saldo de vagas caiu 51,2%.

O que esperar da economia nos próximos meses?

“O mercado de trabalho continua apresentando bons resultados, evidenciados pela expansão contínua do número de trabalhadores formais, acompanhada pelo Caged, e pela queda nas taxas de desocupação e subocupação por insuficiência de horas trabalhadas (pessoas que trabalham e estão dispostas a trabalhar mais horas semanalmente) e do desalento (número de pessoas que gostariam de trabalhar, mas deixaram de procurar emprego). É esperado que o mercado de trabalho siga em tendência positiva ao longo dos próximos meses, porém em ritmo de crescimento menor”, destaca a analista do Sebrae Minas Bárbara Castro.

Inteligência Sebrae
O Inteligência Sebrae é um observatório de dados, estudos e pesquisas sobre pequenos negócios. Reúne diversos conteúdos socioeconômicos, setoriais e territoriais, que podem ampliar os conhecimentos e embasar a tomada de decisões. É destinado a gestores públicos, lideranças locais, entidades empresariais e todos que necessitam de informações relevantes referentes a desenvolvimento econômico e social dos territórios e dinâmica dos pequenos negócios. O site reúne conhecimentos em nível nacional, estadual, regional e municipal, sendo possível comparar, analisar e entender melhor o território.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...