Pular para o conteúdo principal

IFSULDEMINAS REALIZA INAUGURAÇÃO DA CIDADE DA INOVAÇÃO DO SUL DE MINAS

Parque tecnológico reunirá iniciativas em prol do desenvolvimento regional


No dia 16 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizou, no Campus Poços de Caldas, a cerimônia oficial de inauguração da Cidade da Inovação do Sul de Minas. A solenidade contou com apresentações culturais, descerramento de placas e presença de diversas autoridades, como o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa; o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, professor Rafael Felipe Coelho Neves; o deputado federal Odair Cunha; o deputado estadual Rodrigo Lopes; o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera; o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Claudio Alex da Rocha; o assessor representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Pedro Gustavo Aubert; o secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira; e o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo.

Localizada no terreno de mais de 50.000 m² ao lado do IF, que foi doado pela Prefeitura com o apoio da Câmara Municipal, a Cidade da Inovação é um grande parque tecnológico que, em sua fase inicial, conta com estúdio de gravação para EaD, espaço de coworking, ampliação do Espaço Maker, além de laboratório e escritório para a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica. Só nessa primeira fase que foi inaugurada, são mais de R$ 3 milhões de recursos investidos em 380 m² de área construída. Nas fases seguintes, a Cidade da Inovação abrigará parceiros da sociedade civil organizada bem como empresas e startups, convivendo em um ambiente criativo de geração de soluções e conhecimento.

A Cidade da Inovação é uma conquista do IFSULDEMINAS e de toda a sociedade, obtida por meio da bem-sucedida parceria com o poder público municipal, os Ministérios da Educação, da Cultura, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de parlamentares, organizações da sociedade civil e agências de fomento e desenvolvimento. A atuação da Cidade da Inovação terá como eixos temáticos: cultura, sustentabilidade, energia renovável, mobilidade elétrica, inteligência artificial e automação.

“É um marco para o IFSULDEMINAS e para a cidade de Poços de Caldas, porque nós temos essa inauguração de uma área que tem um potencial imenso de contribuição para o arranjo produtivo local, visto que nós teremos aqui um centro de incubação de empresas juniores, de projetos de empreendedorismo, que irão convergir com os professores e os estudantes”, destacou o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Barbosa. “É um espaço fundamental para a cidade e a região. A ideia é que esta seja apenas uma semente, um primeiro bloco de uma dezena de blocos que nós vamos inaugurar ainda, com projetos já aprovados na FAPEMIG e outras agências financiadoras”, comentou o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, professor Rafael Neves.

Após a inauguração, os gestores, pesquisadores e servidores das instituições presentes participaram de uma palestra com o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera, que falou sobre as oportunidades de financiamento da FINEP.

*Da assessoria do IFSULDEMINAS 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...