Pular para o conteúdo principal

LIMPEZA DAS VIAS PÚBLICAS DE BARBACENA GANHA REFORÇO DE CUSTODIADOS DO REGIME SEMIABERTO


A iniciativa, que une poder público e sistema prisional, proporciona trabalho remunerado e novas perspectivas para detentos do regime semiaberto

Em Barbacena, na região Central de Minas, moradores já podem observar uma novidade na rotina da cidade: detentos do regime semiaberto estão trabalhando na manutenção das vias e na limpeza do município. A parceria entre a prefeitura e o Presídio de Barbacena é inédita na cidade e essencial para que detentos que estão no regime semiaberto tenham uma oportunidade para recomeçarem suas vidas bem distante da criminalidade.

Desde agosto custodiados da unidade prisional estão mobilizados junto à Secretaria de Obras e atuam em atividades diárias que já resultam em melhorias para a população. Inicialmente, oito indivíduos estavam empregados na parceria, porém, este mês, três novos sentenciados foram incluídos na força de trabalho, totalizando 11 participantes até o momento.

Os detentos trabalham oito horas diariamente e esse período não apenas permite que eles se mantenham ocupados e desenvolvam atividades que beneficiem a comunidade, como também lhes assegura uma remuneração por seu trabalho.

Colaboração pioneira
Essa inédita cooperação, contudo, levou alguns anos para se concretizar. O diretor-geral do Presídio de Barbacena, Geovane da Silva, conta que desde 2022 realiza esforços junto à Vara de Execuções Penais de Barbacena para que a parceria com o poder público municipal se tornasse uma realidade.

Embora os trabalhos da parceria tenham começado há pouco mais de três semanas, as perspectivas dos custodiados que estão participando do projeto já demonstram novos olhares. Leonardo Moreira Costa destaca que realizar este trabalho é uma maneira de acumular experiências que podem ser necessárias futuramente.

“Nesse ritmo de parceria a pessoa consegue encontrar um caminho. E isso traz uma bagagem para a gente na vida”.

Parcerias como esta beneficiam não apenas os detentos, mas também proporcionam ganhos para a comunidade. “A sociedade só tem a ganhar com essa iniciativa, visto que é mais um aparato de política pública para atender ao bem-estar da população, reforça Geovane”.

Outras oportunidades
A parceria entre o Presídio de Barbacena e a prefeitura para a oferta de atividades laborais não é a única iniciativa nesses moldes que acontece na unidade. Internamente, a empresa responsável por fornecer a alimentação na unidade prisional emprega dois detentos que são encarregados de entregar as refeições aos demais custodiados em suas celas.

Externamente, outros detentos também atuam em outras unidades prisionais pertencentes à 13ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). Eles são responsáveis por serviços de limpeza e manutenção de obras em andamento.

*Da assessoria da Sejusp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...