Pular para o conteúdo principal

UFLA REALIZA CERIMÔNIA DE PESSOA DO REITOR, VICE-REITOR E EQUIPE DE GESTÃO


Na noite da sexta-feira, dia 30 de agosto, foi realizada, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a cerimônia de posse do reitor e vice-reitor, os professores José Roberto Soares Scolforo e Jackson Antônio Barbosa. Também foram apresentados os pró-reitores e demais membros da Gestão 2024-2028. Em suas falas, os professores destacaram a trajetória da Instituição, que celebra 116 anos de contínua evolução, agradeceram pela confiança a eles depositada e pediram a participação de toda a comunidade em projetos futuros para tornar a UFLA cada vez mais destacada e relevante no País e no mundo.

A cerimônia, realizada no Centro de Eventos da UFLA, reuniu a comunidade acadêmica, familiares, amigos e autoridades. Durante o evento, além do tradicional recebimento das pelerines, houve a apresentação dos membros da equipe de gestão e de diretores das unidades acadêmicas, homenagens e pronunciamentos. A solenidade foi embalada pela Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, que executou o Hino Nacional e outras composições, sob a regência do capitão Emerson Sebastião de Oliveira.

Em seu pronunciamento, o reitor, professor Scolforo, destacou a honra de ter sido escolhido pela comunidade para a sua terceira gestão e os desafios enfrentados para se alcançar os objetivos estratégicos planejados e necessários para que a UFLA mantenha a excelência conquistada ao longo de toda a sua trajetória. Ele relembrou momentos marcantes da história da Instituição e das pessoas que lutaram para a sua criação, transformação em universidade e para a consolidação como uma das melhores universidades federais do País.

“Eu convido todos vocês a participar desse momento de uma nova construção. Nós podemos e devemos avançar, com o empenho dos nossos docentes, dos técnicos administrativos, dos colaboradores e dos estudantes que são embaixadores da UFLA na sociedade. É a soma do trabalho de todos que constrói uma instituição. É preciso que as pessoas se envolvam, se engajem às causas da Universidade com amor e dedicação, porque o ensino público e de qualidade é o maior patrimônio que um país tem”, enfatizou.

O pronunciamento do reitor incluiu as dificuldades enfrentadas pela gestão para equacionar o déficit da Instituição para o ano vigente, o que exige contenção de investimentos e busca sistemática de recursos, mas, sobretudo, destacou os programas e projetos que estão sendo colocados em prática e outros planejados para envolver grande parte da comunidade universitária no próximo ano. Destacou ainda como objetivos prioritários a abertura do Hospital Universitário, a consolidação do Câmpus Paraíso e o fortalecimento dos parques tecnológicos. “Mais uma vez vamos demonstrar que temos a capacidade de transformar a UFLA em uma universidade de inovação. É tempo de dar um novo passo, para transformar a ciência e inovação gerada nesta instituição em impactos na sociedade. Vamos abraçar a causa de tornar a UFLA pujante, vamos fazer essa Universidade pulsar!”, conclamou.

No cargo de vice-reitor, em sua fala, o professor Jackson Barbosa agradeceu a todas as pessoas que confiaram à equipe de gestão o desafio de conduzir a UFLA nos próximos anos. “Nossa universidade ao longo desses 116 anos tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento científico, na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento regional e nacional. Comprometo-me a contribuir de maneira significativa para a continuidade desse legado de excelência e de compromisso com a sociedade, nossa principal missão. Em momento de rápidas transformações e desafios complexos é fundamental que estejamos unidos em torno dos valores institucionais, que são a nossa excelência acadêmica, nossa ética, diversidade e inclusão. Devemos promover um ambiente de diálogo aberto e respeitoso onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas e onde o conhecimento seja construído de forma colaborativa, que é uma característica da UFLA”, considerou.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...