Pular para o conteúdo principal

UFLA RECEBE MAIS 54 ESTUDANTES ESTRANGEIROS


Na sexta-feira, dia 20 de setembro, a Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) promoveu a recepção dos estudantes internacionais ingressantes no segundo semestre de 2024. O evento contou com a presença de 54 estudantes de 13 países, incluindo Angola, Argentina, Bolívia, Camarões, Colômbia, Etiópia, Haiti, Honduras, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Peru e Uruguai. Com a chegada dos estudantes para cursarem a graduação e a pós-graduação (mestrado e doutorado), a UFLA terá 203 estrangeiros como membros da comunidade universitária.

A recepção foi aberta com as boas-vindas do vice-reitor da UFLA, Jackson Antônio Barbosa, e do diretor da DRI, Flavio Henrique Vasconcelos de Medeiros. Na ocasião, a equipe da DRI apresentou as principais informações sobre a universidade e forneceu orientações para apoiar a trajetória acadêmica dos novos alunos.

O vice-reitor deu as boas-vindas aos estudantes, enfatizando os desejos para que a oportunidade seja muito bem aproveitada durante a estadia na universidade. Ele agradeceu pela escolha da Instituição e destacou que os esforços serão voltados para que tenham a melhor formação. “Sejam bem-vindos e aproveitem ao máximo o tempo que estarão conosco”, enfatizou.

Apresentação
Na programação, os estudantes participaram de uma apresentação da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape), com a assistente social Mariana de Assis Magalhães e a coordenadora de saúde Thaís Emmanuelle Mesquita Hermes Faria. Elas abordaram os serviços de apoio à saúde e ao bem-estar, reforçando a importância do suporte oferecido pela UFLA para garantir a permanência dos alunos na Universidade.

Em seguida, Lucinda Nunes, Ramon Estevan Abreu e Leandro Campos de Souza, da Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo de Lavras, destacaram as oportunidades culturais e esportivas da cidade.

O evento também contou com a participação dos bolsistas do do Programa de Apoio à Internacionalização da UFLA, que se apresentaram como facilitadores durante a estadia dos estudantes. As bolsistas Ana Carolina Salzano Salgado e Manuela Garcia Freire Cândido apresentaram os cursos de Português como língua estrangeira oferecidos na UFLA, além de uma introdução ao dialeto local, o “mineirês”, trazendo aspectos culturais e linguísticos da região para os estudantes internacionais.

Para encerrar o dia, os ingressantes participaram de uma atividade no Centro de Cultura, onde o grupo "Forró Bozó" realizou uma animada apresentação de forró, com o envolvimento dos estudantes, que tiveram a oportunidade de aprender alguns passos dessa dança típica brasileira.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...