Pular para o conteúdo principal

UFSJ E ACOM LANÇAM PROJETO GENOMA SUS


A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom) inaugurou no dia 9 de setembro, o Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP). O espaço tem como objetivo promover e coordenar pesquisas focadas na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes tipos de câncer. Além disso, durante o evento de inauguração, foi anunciado o início do projeto "Genoma SUS" em Minas Gerais, um programa nacional de genômica e saúde de precisão.

Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP)
O NEP surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas ao câncer. A estrutura inaugurada está localizada no Centro Oncológico da Acom e estará aberta a profissionais de saúde, médicos, cientistas e estudantes envolvidos com a oncologia e áreas afins. O objetivo do núcleo é impulsionar a produção científica voltada para a melhoria do atendimento oncológico.

A professora Luciana Lara dos Santos, pesquisadora da UFSJ e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), destaca a importância do NEP para a integração entre pesquisa e assistência: "O NEP é uma grande conquista para todos os projetos de pesquisa realizados em parceria com a Acom, pois oferece um espaço para que nossos discentes realizem suas atividades, o que certamente impactará na efetividade dos projetos desenvolvidos”.

O presidente da Acom, Marcelo Carlos da Silva, sublinhou o impacto positivo que o NEP pode trazer para a pesquisa oncológica e para a saúde pública. "As evidências geradas no NEP podem influenciar políticas de saúde mais eficazes, com foco na prevenção, tratamento e cuidados paliativos para pacientes com câncer", ressaltou.

Entre os projetos já em andamento no NEP, dois são coordenados por docentes da UFSJ: o Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer e Acompanhamento Familiar, sob a responsabilidade da professora Luciana Lara, e o projeto de Avaliação da Efetividade do Aplicativo Iuprost®️ para controle da incontinência urinária após prostatectomia, coordenado pela professora Cissa Azevedo.

Genoma SUS em Minas Gerais
Durante o evento de inauguração do NEP, foi oficializado o início do projeto Genoma SUS em Minas Gerais, com a participação da Acom. Financiado pelo Ministério da Saúde, o Genoma SUS tem como um de seus objetivos preparar o Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar análises genéticas avançadas. O projeto, coordenado pelo professor Eduardo Martin Tarazona, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), inclui oito centros âncoras espalhados pelo país, sendo um deles em Belo Horizonte.

A Acom foi incluída no projeto Genoma SUS graças às parcerias de pesquisa estabelecidas com a Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão, da qual a professora Luciana Lara faz parte. O Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer, desenvolvido na Acom, terá as primeiras amostras de pacientes de Minas Gerais sequenciadas, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira e fornecendo resultados mais precisos para os pacientes atendidos.

Presenças e Parcerias
A inauguração do NEP contou com a participação de representantes da UFSJ. O reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, enfatizou a importância do projeto para o avanço da pesquisa e da assistência na saúde pública: "Este é um momento significativo para o reconhecimento do trabalho dos nossos pesquisadores e para reforçarmos, junto às autoridades, a necessidade do investimento público nas universidades federais".

A professora Hérica de Lima Santos, diretora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, comemorou a criação do núcleo: "Este momento é um grande marco para Divinópolis e para toda a macrorregião. A criação do NEP reflete a importância do processo de educação permanente, proporcionando a interação entre assistência, ensino e pesquisa".

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ, André Baldoni, destacou o papel do NEP no fortalecimento da pesquisa e na conexão entre universidade e sociedade. "A inauguração do NEP vai fomentar a formação de recursos humanos, desenvolvimento de pesquisas de elevada qualidade e inovação. O mais importante é que isso contribuirá para a oferta de serviços de saúde mais precisos e de maior qualidade para a comunidade, fortalecendo o SUS".

O evento também contou com a presença de representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, oncologistas, pesquisadores e políticos da região.

Com o NEP e a integração ao Genoma SUS, a Acom e a UFSJ avançam em sua missão de promover pesquisas que beneficiem a população, com foco em um atendimento oncológico mais preciso e na melhoria das condições de saúde da comunidade.

*Da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...