Pular para o conteúdo principal

VALORIZAÇÃO DA VIDA É TEMA DE AÇÕES EM MUNICÍPIOS DO SUL DE MINAS

A Campanha Nacional do Setembro Amarelo vem sendo trabalhada pelos municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) com muito cuidado e seriedade pela importância de abordar o tema da conscientização e prevenção do suicídio. O movimento, marcado pela cor amarela para simbolizar a luz e a esperança, traz à tona o tema da saúde mental nos dias de hoje e volta as atenções para as situações em que ela é afetada e precisa ser cuidada como questão de saúde pública.

A Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (CESMAD/SES-MG), no contexto do Setembro Amarelo, adota uma abordagem focada na prevenção e na valorização da vida, promovendo a divulgação dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial que acolhem e oferecem assistência aos pacientes com transtornos mentais.

24.09.2024-Divulgação Prefeitura de Boa Esperança 1

“Trabalhar a valorização da vida envolve promover a importância do bem-estar emocional e mental, além de estimular uma perspectiva positiva sobre a vida. Isso se reflete em várias práticas e abordagens: educação e conscientização referente aos transtornos mentais, informação sobre saúde mental, promoção de suporte emocional, criação de redes de apoio, promoção do autocuidado, acessibilidade aos profissionais e dispositivos de apoio, ambientes inclusivos e solidários, ações comunitárias, dentre outros”, ressaltou Luana Sousa, referência técnica em Saúde Mental na SRS Varginha.

Ações nos municípios
A abordagem referente à “valorização da vida” é considerada abrangente e positiva, promovendo não apenas a prevenção do suicídio, mas também o bem-estar geral e o suporte emocional contínuo. Baseados nisso, vários municípios da abrangência da SRS Varginha vêm realizando ações com a temática da valorização da vida ao longo do mês. Baependi realizou ação para salientar a importância da humanização da assistência e o apoio psicológico aos colaboradores da Policlínica Municipal Dr Geraldo Pereira Leite, em ação associada à Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Já o município de Campanha firmou parceria com o artista Nilton Haribol que, juntamente com alunas de teatro, realizou apresentação artística com o tema ‘“Depressão” para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de três escolas do município. Além da abordagem teatral, foi criado uma música, no gênero rap, através do qual os alunos puderam interagir, além de um espaço de conversa aberto com os alunos e profissionais de saúde do município. Em Boa Esperança, foi realizada uma caminhada de valorização da vida e palestras de conscientização sobre o assunto foram promovidas.

24.09.2024-Divulgação Prefeitura de Boa Esperança 2

O município de Seritinga percorre, durante o mês dedicado ao tema, vários setores da sociedade. “Visitamos uma fábrica de costura e em outra oportunidade fizemos palestra para funcionários da administração municipal, Iremos agora a um laticínio e às escolas do município levar a informação sobre a valorização da vida”, afirmou Luciane Santos Lopes, psicóloga de Seritinga.

Segundo ela, as ações com adolescentes e jovens são realizadas desde março de 2024, como rodas de conversa quinzenais e um espaço de acolhimento terapêutico aos jovens. O saldo positivo do projeto, ainda segundo Luciane, já é percebido pela “significativa redução da procura de jovens na Unidade de Saúde com crises de ansiedade, depressão e sintomas provenientes de uma saúde mental abalada”.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS-Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...