Pular para o conteúdo principal

AÇÕES DO SETEMBRO VERMELHO FAZEM ALERTA PARA A SAÚDE CARDÍACA


Conscientizar a população sobre a importância de prevenir e tratar doenças do coração. Esse é o objetivo das ações realizadas em alusão à campanha setembro vermelho. Nos dias 24 e 25 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou o webinário Setembro Vermelho - Cuidando dos Corações de Minas Gerais, voltado para trabalhadores e gestores da saúde com o intuito de discutir ações de prevenção e detecção precoce de fatores causadores das doenças cardiovasculares. De encontro ao Dia Mundial do Coração, celebrado dia 29 de setembro, a Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) elencou ações recebidas pela Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) nas quais as instituições e os profissionais da saúde dos municípios de abrangência da Regional apresentaram as mobilizações realizadas durante o mês, sobre o tema.

Em Varginha, o Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM) realizou, durante todo o mês de setembro, postagens nas redes sociais com o intuito de sensibilizar a população, pacientes e colaboradores sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde cardiovascular. Os conteúdos informativos e educativos sobre a prevenção de doenças cardíacas incluíram dicas de saúde e informações sobre fatores de risco. Além disso, o hospital concedeu entrevistas com o médico cardiologista e intervencionista Gustavo Eugênio Marinho em diversas emissoras de TV locais, procurando abordar temas como a importância de hábitos saudáveis, sinais de alerta para doenças cardíacas e a relevância de check-ups regulares.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul/Samu), também atuou em prol da causa, produzindo um um vídeo em apoio à campanha, no qual se destaca a importância da saúde cardiovascular e se busca a conscientização da população e dos profissionais de saúde. O vídeo foi divulgado nas redes sociais do Consórcio. “Acreditamos que ações como essa são fundamentais para reforçar a importância da prevenção de doenças cardiovasculares e a relevância de um atendimento ágil e qualificado em situações de emergência”, ressaltou a coordenadora de Enfermagem do Cissul/Samu, Elaine Oliveira.

30.09.2024-Setembro Vermelho2-Divulgação CissulSamu 192


Em São Lourenço, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com uma padaria local resultou em uma ação feita com 70 colaboradores da empresa, na qual serviços como conferência da carteira vacinal, aplicação das vacinas influenza, hepatite B e dT (contra difteria e tétano), além de verificação e orientações de pressão arterial, glicemia, antropometria, saturação e frequência cardíaca foram oferecidos. O evento foi apoiado pelo Departamento de Saúde do Trabalhador, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Lourenço Velho e Canaã e o curso de enfermagem da Faculdade São Lourenço MG.

Edson Roberto Muniz, referência técnica da Política Estadual de Atenção Hospitalar - Valora Minas e da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SRS Varginha reforça o alerta para os cuidados com a saúde cardíaca. "As doenças do coração estão entre as principais causas de morte em nosso país, porém, muitas delas podem ser prevenidas com mudanças simples no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o acompanhamento médico periódico”.

Por Tânia Corrêa, da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...