Pular para o conteúdo principal

"ARTES NAS ÁGUAS": PINTURAS EM DIVINÓPOLIS TIVERAM INÍCIO NESTA SEGUNDA

Mika Ribeiro e William Pinguim, selecionados de Divinópolis

O projeto “Artes nas Águas de Minas” iniciou nesta segunda-feira (28/10), em Divinópolis, na região Central do Estado, os trabalhos de arte urbana no reservatória da Copasa na cidade. O lançamento oficial das atividades foi marcado por um evento, às 16h, realizado no próprio reservatório da Companhia. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Copasa e APPA – Cultura & Patrimônio, e viabilizado pelo governo federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.

A população vai poder acompanhar os trabalhos dos artistas selecionados no primeiro edital, Mika Ribeiro e William Pinguim, em ateliê aberto. Ambos dividirão espaço com a renomada dupla goiana Bicicleta Sem Freio, formada pelos artistas Douglas de Castro e Renato Reno. Desde 2005, os artistas já deixaram seus traços vibrantes pelos quatro cantos do mundo, com murais em países como Índia, Estados Unidos, Espanha, Israel, além de várias cidades brasileiras.

Dentro da programação do “Arte nas Águas de Minas”, em Divinópolis, ainda será realizada uma oficina de artes para jovens no dia 4 de novembro, das 8h às 12h, com 30 alunos do 8º ano ao 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Lauro Epifânio. O encerramento da etapa e lançamento da Galeria Aberta “Arte nas Águas de Minas” será realizado em 6 de novembro, às 16h, no Reservatório da Copasa (Rua Doutor Francisco Salomé, 708, no bairro Interlagos).

Para a coordenadora de projetos da Appa, Ludmilla Ramalho, a arte urbana se destaca como uma das linguagens contemporâneas que mais cresce no mercado. “Além do impacto visual que grandes murais têm nas cidades, essa forma de expressão oferece um acesso ampliado, pois suas obras estão ao ar livre, disponíveis para toda a comunidade apreciar. O projeto Arte nas Águas de Minas será lançado em Divinópolis, trazendo mais de 250 metros quadrados de pinturas que refletem sobre a importância de cuidarmos da nossa água, um tema de vital relevância nos dias de hoje”, ressaltou.

Ao todo, o “Arte nas Águas de Minas” promove a produção de 18 obras de arte urbana em reservatórios da Copasa de seis cidades do interior do Estado: Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano. Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do graffiti, os trabalhos terão a água como norte temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria do projeto e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, escolhidos por editais publicados ao longo do percurso, entre outubro deste ano e março de 2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...