Pular para o conteúdo principal

DISPUTA PELA PGJ DE MINAS TEM 4 CONCORRENTES


Foi divulgada na última sexta-feira, 11 de outubro, pela Comissão Eleitoral designada para proceder os trabalhos eleitorais, a lista com os nomes dos candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2025/26. A eleição será no dia 18 de novembro, das 8 às 18h. Quatro membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se inscreveram para disputar o cargo: os procuradores de Justiça Carlos André Mariani Bittencourt, Geraldo Flávio Vasques, Marcos Tofani Baer Bahia e o promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho.

Conforme a Comissão, as inscrições preencheram os requisitos legais e foram deferidas em cumprimento ao que determina o parágrafo 3º, artigo 5º, da Resolução da Câmara de Procuradores de Justiça nº 14/2020 do MPMG. Os nomes foram divulgados no Diário Oficial Eletrônico do MPMG.

Veja o cronograma da eleição

A primeira etapa da escolha do próximo chefe do MPMG ocorrerá no dia 18 de novembro, com a votação para formação da lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado.

Após a apuração dos votos, a lista será entregue pela comissão eleitoral ao procurador-geral de Justiça, e então remetida, por ele, no primeiro dia útil subsequente, ao governador, que terá 15 dias corridos para nomear o novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. A posse será feita pelo governador no prazo de cinco dias úteis, contado da nomeação. A entrada em exercício será durante sessão solene do Colégio de Procuradores até o primeiro dia útil seguinte.

Segundo regulamentação, são elegíveis os membros do MPMG que estiverem no exercício das funções e que tiverem o mínimo de dez anos de serviço na carreira. São eleitores os membros do MPMG em atividade, que podem votar em até três candidatos.

O voto é obrigatório, pessoal e secreto, ficando assegurado o direito de voto aos membros que estiverem em férias ou de licença, uma vez que a eleição é realizada por meio de sistema informatizado disponibilizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, na data e no horário definidos pela Comissão Eleitoral. A apuração ocorre imediatamente após o prazo de votação.

Os trabalhos são coordenados pela comissão eleitoral formada pelos seguintes membros titulares: procuradores de Justiça Márcio Heli de Andrade (presidente), Mário Drummond da Rocha e Carlos Augusto Canedo Gonçalves da Silva. Como suplentes, a procuradora de Justiça Magali Albanesi Amaral e promotoras de Justiça Simone Maria Azzi Azevedo Chinelato e Flávia Albergaria de Carvalho Bilac Pinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...