Pular para o conteúdo principal

MINAS SEDIA PROCEDIMENTO INÉDITO: PRIMEIRO IMPLANTE DE CARDIOMODULADOR DO BRASIL


O Brasil alcançou um marco importante na cardiologia com a realização do primeiro implante de cardiomodulador em pacientes no Hospital Vaz Monteiro (HVM), na cidade de Lavras, Minas Gerais e no Hospital Samaritano Paulista, em São Paulo. O procedimento com tecnologia inovadora, realizado pelo Dr. Ricardo Ferreira, especialista em Estimulação Cardíaca Artificial e Arritmia Clínica e Invasiva, trouxe uma nova opção para o tratamento de insuficiência cardíaca (IC), uma das principais causas de morte no país. O dispositivo, que melhora a capacidade de contração do coração sem alterar o ritmo cardíaco, foi implantado com sucesso em setembro de 2023 junho de 2024, marcando o início de uma nova era no cuidado com pacientes que enfrentam essa condição.

O cardiomodulador já se consolidou em países da Europa e nos Estados Unidos como uma alternativa eficiente para pacientes que não respondem de forma adequada aos tratamentos convencionais. Diferente de outros dispositivos, como desfibriladores e resincronizadores, que atuam na parte elétrica do coração, o cardiomodulador foca na melhora da qualidade das contrações cardíacas, sem interferir diretamente no ritmo.

A insuficiência cardíaca afeta milhões de pessoas e continua a crescer. No Brasil, estima-se que aproximadamente 6,4 milhões de pessoas sofram dessa condição, com 240.000 novos casos anuais, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). De acordo com o Dr. Ricardo Ferreira, a incidência da doença cresce a cada ano, e fatores como hipertensão, diabetes, sedentarismo e hábitos não saudáveis, como o tabagismo, são alguns dos principais agravantes da condição, que afeta tanto homens quanto mulheres na pós-menopausa.

A doença é também uma das principais causas de hospitalizações recorrentes no país, o que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes. "Diante desse cenário, tratamentos inovadores têm se mostrado essenciais para o controle e a mitigação dos efeitos da doença.

Segundo o Dr. Ricardo, essa tecnologia atua diretamente nos canais de sódio, potássio e cálcio do coração, fundamentais para a qualidade das contrações cardíacas. “Trata-se de uma nova abordagem terapêutica que melhora significativamente a contração do coração sem alterar a frequência cardíaca", explica. Esse avanço possibilita que pacientes tenham uma melhor circulação sanguínea, reduzindo internações e prolongando períodos de estabilidade clínica. "Para alguns pacientes, é um tratamento que não só melhora a qualidade de vida, mas diminui o número de hospitalizações", acrescenta.

Essa nova modalidade de tratamento, conduzida por médicos como o Dr. Ricardo Ferreira, coloca o Brasil no mapa das inovações tecnológicas em cardiologia e fornece qualidade de vida para milhões de pessoas que convivem com a insuficiência cardíaca.

Dr. Ricardo Ferreira Silva

Dr. Ricardo Ferreira Silva é graduado em medicina pela Universidade de Uberaba (MG), fez residência em Cardiologia pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, em 2011, e se especializou em Estimulação Cardíaca Artificial e Arritmia Clínica no Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese de São Paulo, em 2014 - título reconhecido pelo Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial. Além de ter especialização em eletrofisiologia clínica e invasiva no Hospital do Coração de São Paulo e concluído seu Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), em 2018.

Já em 2017, Dr. Ricardo fundou o Centro Cardiológico em sua cidade natal, Uberaba, para levar o que havia de mais moderno em tratamento de arritmia cardíaca para o interior do estado. Em pouco tempo, com a evolução do serviço e a necessidade de facilitar o acesso aos pacientes de outras localidades do país, expandiu para São Paulo. Hoje, está presente também dentro de hospitais como Beneficência Portuguesa, Samaritano e São Camilo – em São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...