Pular para o conteúdo principal

MULHERES PRODUTORAS DE QUEIJO DO SUL DE MINAS SE REÚNEM PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS


Cerca de 20 produtoras rurais da região da Mantiqueira, no Sul do estado, participaram do Encontro de Queijarias, no última semana. Realizada pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas (Apromam), a iniciativa ocorreu no Laticínio Pérola da Serra, em Itanhandu, e teve o objetivo de fortalecer a conexão entre as participantes, proporcionando conhecimento e troca de experiências.

Além de discutir questões técnicas ligadas à produção de queijos artesanais, o evento destacou o papel das mulheres na transformação do cenário rural sul-mineiro. O foco principal foi a partilha de trajetórias pessoais e profissionais, incentivando o fortalecimento mútuo e a superação de desafios enfrentados no dia a dia no campo.

As participantes também conheceram histórias de sucesso e discutiram novas soluções e perspectivas para seus negócios. Em uma das apresentações, a produtora de queijo minas artesanal Lúcia Oliveira, contou como a “Queijo do Ivair”, queijaria que administra com o irmão em São Roque de Minas, na Canastra, se tornou referência nacional em qualidade e sabor.

Já a empreendedora Andrea Salermo abordou os comportamentos e as atitudes empreendedoras ideais para o sucesso de um negócio. Em sua fala, enfatizou a importância do empreendedorismo feminino para o desenvolvimento humano, social e econômico de um território.

Para a produtora Paula Tatiana Silva Lamim, que, desde 2021 auxilia o marido na gestão da Queijaria Artesanal Rancho Maranata, os encontros oferecidos pelo Sebrae ampliam a visão do negócio e as redes de contatos. “Nestes eventos conseguimos expandir caminhos e evoluir cada vez mais, por meio da troca de experiências e novos conteúdos apresentados”, afirma.

“É nossa missão transformar a realidade dessas mulheres por meio do negócio próprio, que é a produção de queijos. Queremos oferecer as ferramentas e o conhecimento necessários para que cada uma possa crescer e se desenvolver, gerando mais renda para suas famílias e valorizando o agronegócio local”, afirmou a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...