Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UFLA PUBLICAM NO THE LANCET SOBRE A FEBRE OROPOUCHE


A professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, da Faculdade de Ciências da Saúde (FSC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e o doutorando José Cherem, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), alcançaram uma importante conquista ao publicar na prestigiada seção Correspondence do The Lancet sobre a febre do Oropouche. A publicação, intitulada "Surge in Oropouche fever: the tip of the iceberg in a new public health challenge in Brazil," destaca o cenário emergente dessa arbovirose no Brasil.

Joziana, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb), referência no estudo de arboviroses, orienta as pesquisas de José Cherem, que atualmente foca na escalada das arboviroses como dengue, zika, chikungunyia e agora, mais recentemente, febre do Oropouche. “No início deste ano, nosso grupo também esteve presente na Nature, abordando a temática da dengue”, lembra a professora, enfatizando o comprometimento contínuo do grupo com a pesquisa em doenças emergentes.

O artigo publicado no The Lancet Microbe faz referência ao estudo de Ranjit Sah, que abordou o surto nos estados do Amazonas e Acre, e traz atualizações preocupantes: "A situação se agravou em pouco mais de um mês após a publicação original. O número de casos no Brasil já ultrapassa 7.930 até agosto de 2024, representando um aumento de dez vezes em relação aos 773 casos relatados ao longo de 2023. De forma inédita, neste curto intervalo de tempo, foram registrados casos de malformações fetais e os primeiros dois óbitos por Oropouche em toda história da medicina", destaca Joziana.

Os autores alertam para a importância do diagnóstico molecular e de uma abordagem integrada na vigilância em saúde pública: “A vigilância genômica precisa caminhar lado a lado da epidemiológica. A partir das lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19, é preciso promover testes amplos e o sequenciamento genético dos vírus em circulação, sendo crucial focar na prevenção, e não apenas no tratamento", enfatizam.

A seção Correspondence do The Lancet é uma plataforma para debates científicos dinâmicos e troca de ideias inovadoras. Esse espaço é dedicado a cartas e comunicações breves de leitores, pesquisadores e profissionais de saúde, que trazem comentários sobre artigos publicados, discussões adicionais, críticas construtivas e atualizações relevantes. O formato mais curto, que também passa por rigorosa revisão editorial, garante uma publicação mais rápida de temas urgentes que estão em destaque no cenário global, como é o caso da publicação realizada. A seção não apenas promove o diálogo contínuo na comunidade médica, mas também ajuda a moldar o futuro da ciência e a identificar áreas que exigem maior investigação e atenção.

A publicação no The Lancet reforça o papel da UFLA e do Nupeb como protagonistas na pesquisa sobre arboviroses, consolidando a relevância de suas contribuições para a saúde pública global.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...