Pular para o conteúdo principal

PROJETO DO HCSL PROPORCIONA QUE PACIENTE DE 1 ANO VEJA O SOL PELA PRIMEIRA VEZ


A pequena Lívia de 1 ano e dois meses viveu um momento de muita felicidade e emocionou a todos os funcionários do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), de Pouso Alegre, na manhã de quarta-feira, dia 16 de outubro. Pela primeira vez, a paciente, que desde que nasceu está internada na UTI Pediátrica, pode ver o sol. A iniciativa faz parte da Campanha inédita de Mobilização chamada de “Além das paredes” organizada pelo serviço de Fisioterapia do HCSL.

A mãe da Lívia, Mariana Aparecida Borges, falou sobre a iniciativa do setor de Fisioterapia. “É uma emoção enorme para mim. Colocamos uma roupinha e, junto com os bichinhos dela, passamos pelos corredores, visitamos a capela e o Jardim do Éden, dentro da Univás. O meu sonho era ver ela de roupinha, assim, levar no parque, essas coisas, sabe (?) Para mim foi uma emoção enorme. Eu só tenho a agradecer mesmo por esse tratamento tão carinhoso. Desde que chegamos aqui, fomos muito bem tratadas. Todos têm um carinho enorme com a Lívia e só tenho gratidão pelo que fazem por minha filha aqui”, afirma Mariana.

“Esse projeto inédito busca humanizar o serviço. Os fisioterapeutas atuam em setores levando pacientes em locais acessíveis ao ar livre, onde são realizadas as mobilizações desses pacientes. Tem pacientes que nunca viram o sol, como Lívia que traz essa história emocionante e teve hoje o primeiro contato ao ar livre. Para que isso acontecesse, foi elaborado um protocolo especial para execução feita com toda segurança para o transporte desses pacientes das unidades de terapia intensiva”, conta a coordenadora geral dos Serviços de Fisioterapia do HCSL, Karina Maria Celani.

A fisioterapeuta que participou desse momento especial, Gislaine Cristina Martins Rosa, explica que a mobilização, que é a parte motora, é um ganho enorme para o paciente ainda mais quando realizada nesse ambiente ao ar livre. “Além dela ter esse contato com o dia, o sol, trabalhamos toda essa parte de mobilização. Essa questão da humanização é muito importante, pois vai além da assistência da parte motora, do desenvolvimento, da recuperação da criança, da reabilitação. Estamos muito felizes com essa possibilidade de prestar esse atendimento tão emocionante”, conta Gislaine.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...