Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA SE REÚNE COM REPRESENTAÇÕES ESTUDANTIS PARA FORTALECER O DIÁLOGO E ACOLHIMENTO


Na semana passada, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, conduziu uma série de reuniões com as principais representações estudantis da instituição, buscando maior aproximação e entendimento de suas demandas. Em diferentes momentos, estiveram presentes representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Conselho de Repúblicas de Lavras e da Associação de Pós-Graduandos (APG). 

O objetivo foi reforçar o diálogo entre a Direção Executiva e os estudantes, visando o aprimoramento das condições de vida acadêmica e o fortalecimento das representações estudantis. Entre as pautas tratadas, foi ressaltada a importância de um maior acolhimento do segmento discente, que tem sentido ainda os impactos da pandemia e tem passado por um momento de questionamento do modelo educacional universitário. "As organizações estudantis têm uma missão importante, e cabe às instituições ouvi-las, respeitando as diversas representações e criando pontes de diálogo", destacou o reitor.

Durante o encontro com o DCE, os representantes da atual gestão entregaram uma pauta interna com demandas prioritárias. De acordo com a presidente Aline Guimarães e o vice-presidente Kepler Oliveira Miranda Duarte, a partir de agora, o DCE irá organizar reuniões com os estudantes para definir pautas coletivas e buscar soluções em conjunto com a administração da Universidade. 

O Conselho de Repúblicas de Lavras também esteve presente para uma reunião em que foram apresentadas as ações realizadas e as demandas para um reengajamento das repúblicas na vida universitária. Entre as pautas, apresentadas pelos estudantes Enrico Centeno Sanchez, Arthur Advalton Lopes e Luca Andrade Bicalho Paiva, destacam-se a necessidade de ampliar a visibilidade dos projetos sociais conduzidos pelas repúblicas, como campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos, além do fortalecimento de parcerias comerciais que tragam benefícios para os estudantes. Um dos pedidos apresentados foi o apoio à realização de eventos esportivos, como o Campeonato Interrepúblicas, que busca promover republicasa interação entre os estudantes em um ambiente de cooperação e espírito esportivo.

Vinícius Henrique Souza e Ana Paula de Lima representaram a direção da Associação de Pós-Graduandos (APG), que passa por período de reestruturação da entidade. O grupo, que passa por um processo de renovação natural, busca reunir as demandas dos pós-graduandos e fortalecer a mobilização. Segundo o reitor, a UFLA está comprometida em apoiar a APG em suas iniciativas, seja facilitando o diálogo entre os estudantes e a administração, seja criando novas oportunidades de integração e crescimento acadêmico.

Uma das pautas comuns a todas as reuniões foi a retomada de um evento semestral, que será organizado pelos próprios estudantes, com o objetivoAPG de movimentar os câmpus universitários em torno de temas de relevância social. A iniciativa busca promover o debate sobre questões contemporâneas e trazer referências externas, possibilitando uma rica troca de experiências e informações entre a comunidade acadêmica e convidados. A valorização da consciência social também foi fortemente destacada durante os encontros. "É fundamental fortalecer a lógica institucional em defesa da universidade pública, ampliando o engajamento dos estudantes em campanhas de conscientização, tanto no combate ao assédio quanto na promoção do respeito e da solidariedade entre todos", afirmou o reitor Scolforo, reforçando o papel social que a UFLA desempenha.

Com esses encontros, a UFLA reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente universitário mais inclusivo e colaborativo, em que as demandas estudantis sejam ouvidas e atendidas de maneira eficaz. "Fortalecer as representações estudantis é fortalecer a Universidade como um todo. Quanto maior o diálogo, mais oportunidades teremos de avançar juntos", concluiu o reitor.

*Da assessoria da UFLA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...