Pular para o conteúdo principal

REITOR DE UNIVERSIDADE AFRICANA VISITA A UFLA PARA FORTALECER LAÇOS ACADÊMICOS


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, entre os dias 20 e 26 de setembro, a visita do reitor da Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL), professor Wasson Misona Joseph, da República Democrática do Congo. A passagem do reitor democrata-congolês pela UFLA teve como objetivos discutir o desenvolvimento de futuras cooperações acadêmicas e de pesquisa, fortalecer os laços entre as duas instituições e retomar a parceria iniciada no ano de 2007, por meio da participação no projeto “Vozes da África”, que foi criado e coordenado pelo professor emérito da UFLA e extensionista Gilmar Tavares para apoiar as comunidades africanas no desenvolvimento econômico e humano.

O reitor visitante participou de reunião na Reitoria, quando foi recebido pelo chefe de Gabinete, professor Alexandre Filordi de Carvalho, pelo diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros e pelo professor Gilmar Tavares, que o acompanhou durante toda a permanência na universidade, em diferentes unidades acadêmicas.

Entre as atividades de sua agenda, reuniu-se com o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da UFLA, professor Carlos Eduardo Silva Volpato, e dialogou sobre a relação entre as duas universidades. O professor Wasson também se reuniu na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), tendo sido recebido pelo diretor e sua equipe.

Durante os sete dias em que esteve no Brasil, com o apoio da DRI e dos tradutores, o reitor participou de diversas atividades. Ele também esteve na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), no sítio Pirilampo, no município de Ijaci. Essa reserva é uma iniciativa do professor Gilmar Tavares em parceria com o Departamento de Ciências Florestais da UFLA (DCF/UFLA), local onde foi apresentado e debatido os planos de manejo de RPPNs e os processos naturais que capturam e armazenam dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera.

No Departamento de Entomologia, o professor acompanhou a palestra “Apicultura para agricultura familiar e geração de emprego e renda dignos”, ministrada pelo professor Stephan. No Departamento de Ciência do Solo (DCS), participou de apresentação do professor Junior Cesar Avanzi sobre conservação dos solos e produtividades em pequenas propriedades. No Departamento de Ciências Florestais (DCF), foi recebido pela professora Soraya Botelho que, entre outros temas, apresentou a cartilha Proteção de Mananciais de Água Potável. No Departamento de Agricultura (DAG), o professor Rubens José Guimarães apresentou os projetos de referência em cafeicultura e a estrutura do setor. No Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), foi recebido pela professora Ellen Cristina de Souza, que apresentou o projeto Alimentando Conhecimentos e, no Departamento de Medicina Veterinária (DMV), foi recebido pela professora Christiane Barcellos da Rocha, para discussão sobre a temática saúde humana e saúde animal.

*Da assessoria da UFLA  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...