Pular para o conteúdo principal

REITOR DE UNIVERSIDADE AFRICANA VISITA A UFLA PARA FORTALECER LAÇOS ACADÊMICOS


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, entre os dias 20 e 26 de setembro, a visita do reitor da Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL), professor Wasson Misona Joseph, da República Democrática do Congo. A passagem do reitor democrata-congolês pela UFLA teve como objetivos discutir o desenvolvimento de futuras cooperações acadêmicas e de pesquisa, fortalecer os laços entre as duas instituições e retomar a parceria iniciada no ano de 2007, por meio da participação no projeto “Vozes da África”, que foi criado e coordenado pelo professor emérito da UFLA e extensionista Gilmar Tavares para apoiar as comunidades africanas no desenvolvimento econômico e humano.

O reitor visitante participou de reunião na Reitoria, quando foi recebido pelo chefe de Gabinete, professor Alexandre Filordi de Carvalho, pelo diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros e pelo professor Gilmar Tavares, que o acompanhou durante toda a permanência na universidade, em diferentes unidades acadêmicas.

Entre as atividades de sua agenda, reuniu-se com o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da UFLA, professor Carlos Eduardo Silva Volpato, e dialogou sobre a relação entre as duas universidades. O professor Wasson também se reuniu na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), tendo sido recebido pelo diretor e sua equipe.

Durante os sete dias em que esteve no Brasil, com o apoio da DRI e dos tradutores, o reitor participou de diversas atividades. Ele também esteve na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), no sítio Pirilampo, no município de Ijaci. Essa reserva é uma iniciativa do professor Gilmar Tavares em parceria com o Departamento de Ciências Florestais da UFLA (DCF/UFLA), local onde foi apresentado e debatido os planos de manejo de RPPNs e os processos naturais que capturam e armazenam dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera.

No Departamento de Entomologia, o professor acompanhou a palestra “Apicultura para agricultura familiar e geração de emprego e renda dignos”, ministrada pelo professor Stephan. No Departamento de Ciência do Solo (DCS), participou de apresentação do professor Junior Cesar Avanzi sobre conservação dos solos e produtividades em pequenas propriedades. No Departamento de Ciências Florestais (DCF), foi recebido pela professora Soraya Botelho que, entre outros temas, apresentou a cartilha Proteção de Mananciais de Água Potável. No Departamento de Agricultura (DAG), o professor Rubens José Guimarães apresentou os projetos de referência em cafeicultura e a estrutura do setor. No Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), foi recebido pela professora Ellen Cristina de Souza, que apresentou o projeto Alimentando Conhecimentos e, no Departamento de Medicina Veterinária (DMV), foi recebido pela professora Christiane Barcellos da Rocha, para discussão sobre a temática saúde humana e saúde animal.

*Da assessoria da UFLA  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...