Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO MACRORREGIONAL DE PREPARAÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES REÚNE GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Profissionais de saúde dos municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estão participando, nos dias 14 e 15/10, do II Seminário Macrorregional de Arboviroses, em Varginha. Os seminários são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para preparação das regiões de saúde do Estado para o período sazonal das Arboviroses de 2024/2025. Nos dois dias de seminário, gestores municipais de saúde, coordenadores de Vigilância, Atenção Primária e hospitalar, além de médicos e enfermeiros atuantes na saúde pública dos municípios serão capacitados acerca do contexto epidemiológico e assistencial das arboviroses na região.

Com foco nas ações preparatórias para subsidiar o planejamento dos municípios, a equipe do Nível Central da SES/MG esteve compondo o hall de palestrantes do evento, juntamente às referências da SRS Varginha dos eixos envolvidos no trabalho de combate às arboviroses. Atualizações sobre o cenário epidemiológico, planos de contingência e comitês municipais, controle vetorial, vigilância de casos e óbitos, organização da assistência e mobilização social, bem como a vigilância laboratorial foram os temas abordados no primeiro dia de seminário.

O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, compôs a mesa de abertura ao lado do coordenador de Vigilância em Saúde da SRS, Demétrio Junqueira, do secretário municipal de Saúde de Varginha, Adrian Nogueira, além da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-Varginha), Teresa Cristina Rabelo, e da primeira palestrante do evento, Marcela Lencini Ferraz, diretora de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Imunização, da SES-MG. “Esse trabalho junto a SRS e municípios é de fundamental importância para que tenhamos maior segurança e alinhamento nas ações de planejamento e execução dos serviços de saúde no período sazonal e ao longo de todo o ano”, afirmou Marcela.

A expectativa da equipe organizadora do evento é de orientar as equipes municipais e oferecer suporte para o planejamento de ações em tempo hábil para garantir que sua execução seja alinhada e fortalecida frente ao período sazonal que se aproxima.

“O cenário epidemiológico da dengue em Minas ainda é de alerta, exigindo dos gestores e trabalhadores do setor saúde um trabalho antecipatório de preparação do Sistema em suas diversas ações de enfrentamento às arboviroses. Dessa forma, os dois dias do Simpósio visam subsidiar estes para o próximo período sazonal que se apresenta num futuro próximo, garantindo saúde de qualidade ao cidadão mineiro, não permitindo a ocorrência de óbitos que, no caso da dengue, são evitáveis”, afirmou Luiz Paulo Riceputi.

Por Tânia Corrêa, da assessoria da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...