Pular para o conteúdo principal

UNIFEI E DEMAIS PARCEIROS INAUGURAM UNIDADE AMBIENTAL DO LABWIND


Entre os dias 03 e 07 de agosto, o professor Arcilan Trevenzoli Assireu e o doutorando Vinícius Carvalho, do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), coordenaram a primeira atividade em campo do Laboratório para Ensaios Metodológicos e Instrumentais de Energias Oceânicas e Fluviais (LabWind), inaugurando sua unidade ambiental no reservatório da usina hidrelétrica de Furnas, em Guapé, Minas Gerais.

Além dos representantes do IRN, participaram do projeto pesquisadores do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da UNIFEI e das universidades federais do Maranhão (UFMA) e de Santa Catarina (UFSC). Na ocasião, foram realizados os primeiros testes de campo aberto da turbina hidrocinética, a qual foi desenvolvida pelo professor Dr. Ramiro Camacho, do IEM da UNIFEI, com colaboração do Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF).

A iniciativa busca oferecer ao Brasil um laboratório multiusuário para ensaios e desenvolvimento de arranjos instrumentais, equipamentos, metodologias e estruturas destinadas a prospecção do potencial eólico offshore.

LabWind
O LabWind visa a ser um avançado laboratório ambiental para testes de conceitos, métodos e instrumentos de interesse da energia eólica offshore, em local de fácil acesso e que reproduz campos de vento, ondas e correntes geradas pelo vento em intervalos suficientes a fim de assegurar testes preliminares e ajustes antes que tais procedimentos, métodos, instrumentos e plataformas possam ser levadas às condições severas e de elevado custo operacional típicas do ambiente offshore.

Assim, a hipótese central da proposta é a de que ensaios, testes, validação e calibração realizados em laboratórios convencionais ou laboratórios ambientais, antes da aplicação operacional de tais métodos e instrumentos no ambiente offshore, irão assegurar menores riscos e dispêndios de recursos durante o desenvolvimento da indústria eólica offshore brasileira.

O LabWind conta com duas estruturas: um laboratório ambiental e um laboratório baseado em túnel de vento/ondas localizado no Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos – SP. Quanto ao primeiro, localizado em Guapé, na região do Sul de Minas e, portanto, de fácil acesso e custos de logísticas, trata-se de um ambiente onde é observado amplo espectro de processos meteorológicos, desde a absoluta calmaria até jatos de baixo nível com resultantes campos de onda superando 1 m.

Soma-se a isso a segurança do local onde já existem estações meteorológicas instaladas desde 2014, não sendo registrado qualquer vandalismo às torres lá instaladas. Além disso, existem marinas que oferecem embarcações seguras de apoio aos trabalhos, o que torna a área promissora para funcionar como laboratório ambiental, a céu aberto.

O fato de esse laboratório estar sob influência de contornos aproxima os processos daqueles que influenciarão os parques eólicos a serem instalados offshore, visto que estes somente serão viáveis se instalados na plataforma continental onde os ventos sofrem influência da costa. Além da UNIFEI, as seguintes instituições compõem o projeto: UFSC, UNITAU, INPE, IAE/DCTA, UFMA, UNIFESP, UENF, Camargo & Schubert Engenharia do Vento, INCT em Energias Oceânicas e Fluviais e INCT em Mudanças Climáticas.

O LabWind visa a ser um avançado laboratório ambiental para testes de conceitos, métodos e instrumentos de interesse da energia eólica offshore.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...