Pular para o conteúdo principal

COOPERAM CELEBRA A EXCELÊNCIA COM PREMIAÇÕES


A Coopercam realizou, no dia 21 de novembro, a tão aguardada cerimônia de premiações dos 7º Concurso de Qualidade de Cafés e 4º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco. O evento reuniu cooperados, colaboradores, membros da diretoria e empresas parceiras em uma noite de reconhecimento à dedicação de seus produtores.

A sétima edição do concurso de café teve por objetivo identificar os melhores grãos recebidos nos armazéns da Coopercam na safra 2024, valorizá-los e incentivar a produção de cafés especiais nos municípios da região em que a cooperativa atua.

A competição de cafés contou com a análise sensorial criteriosa de lotes recebidos entre 1º de maio e 31 de outubro de 2024, avaliados com base na metodologia SCA (Specialty Coffee Association). Após a fase eliminatória, a etapa classificatória foi realizada em 1º de novembro, no Departamento de Cafés da Coopercam. Os jurados Jeferson Luis Salgado, Antônio Carlos dos Santos, Josué Tavares, Abmael Abmael Seixas da Silva e Renato Vitor Juvêncio, selecionaram as melhores amostras em duas categorias: Natural (10 amostras) e Cereja Descascado (3 amostras).

O gerente do Departamento de Cafés da Coopercam, Hélvio Zacaroni, destacou os desafios climáticos enfrentados neste ano, mas comemorou o alto padrão dos lotes premiados. “Mesmo com as adversidades, tivemos o prazer de selecionar cafés de qualidade e com atributos sensoriais extraordinários, em especial o primeiro lugar, o café da cooperada Valeria Miareli - frutado com notas de abacaxi, maracujá, caramelo, limão e mel, acidez cítrica brilhante, corpo licoroso e finalização prazerosa - nos encantou, alcançando nosso objetivo de incentivar a produção de excelência entre nossos cooperados”.

Beleza e emoção no Concurso de Fotografia
Já o 4º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco teve como objetivo capturar belas imagens durante a colheita, um dos momentos mais marcantes do ciclo do café. A edição 2024 recebeu mais de 200 fotografias, que encantaram os jurados e tornaram o processo de seleção ainda mais desafiador.

Para o presidente da Coopercam, José Márcio Rocha, o concurso foi uma oportunidade de valorizar a essência do campo e o olhar artístico dos cooperados: “As fotografias captaram a beleza única do universo rural e trouxeram inspiração a todos. Os nossos concursos reforçam o compromisso da cooperativa pela valorização da cafeicultura e o incentivo às expressões artísticas do meio rural. Em um ano marcado por desafios, as iniciativas celebraram a dedicação dos cooperados, fortalecendo o vínculo entre tradição, qualidade e inovação”.

Jairo Megda conquistou o primeiro lugar com um registro emocionante de seu neto Bernardo. O menino, com apenas três anos de idade, já carrega boas lembranças, ao lado do avô, no cultivo do café. A foto simboliza a continuidade da tradição no campo e retrata uma nova geração de cafeicultores que, desde cedo, vivenciam a magia de brincar entre os grãos e carregam as raízes e os valores da vida rural.

Confira abaixo os vencedores dos 7º Concurso de Qualidade de Cafés e 4º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco.

7º Concurso de Qualidade de Cafés

Categoria Natural

Classificação

Cooperado

Nota

Valeria Miareli

87,80

João Flogeri

86,55

Denilson José da Silva

86,00

Tomas Massao Tanoue

85,70

Luis Henrique de Carvalho Ferreira

85,40

Michael Jeferson Rodrigues

85,30

Julio César de Lima Marcolino

84,80

Maria Lídia Tiso Miranda 

84,70

Aderson Vieira Miranda

84,65

10º

Mateus Miranda Martins da Silva

84,60

Categoria Cereja Descascado

Classificação

Cooperado

Nota

Valeria Miareli

83,90

Juliano Mendonça Araújo

83,60

Maria Lídia Tiso Miranda

83,00

   

4º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco

Classificação

Cooperado

Jairo José Megda

Daniel Ferreira de Castro

Zaira Luiza Flogeri, neta do cooperado João Flogeri

Gabriel Silva Araújo, filho do cooperado Wellyson da Silva Araújo

Tomas Massao Tanoue

Gustavo Coelho de Oliveira, filho do cooperado José Augusto de Oliveira

Luigi Rodrigues Flogeri, neto do cooperado João Flogeri

Bruna Gomes dos Reis Santos, filha da cooperada Selma Aparecida Gomes

Gabriel Lucas Palhão

10º

Roderique Pereira Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...