Pular para o conteúdo principal

NOVO CENTRO ADMINISTRATIVO: UMA OUSADA REALIDADE PARA A PREFEITURA DE LAVRAS

Embora possam haver críticas contrárias, atual sede do Poder Executivo perdeu-se no tempo. Qualquer reforma que se faça, não é mais vantajosa do que um novo prédio
Atual sede Prefeitura de Lavras, localizada na saturada Avenida Perimetral 

A prefeita Jussara Menicucci, que foi reeleita para o seu quinto mandato eletivo à frente do Executivo lavrense, pode encerrar a sua passagem pela administração municipal na próxima gestão com um grande feito. A construção da nova sede da Prefeitura Municipal de Lavras é uma realidade que a cada dia ganha mais força e apoio. O município de Lavras já possui uma área institucional próximo a Cidade da Serra, na Zona Sul de Lavras, região em ampla expansão e que, em breve, terá também um shopping center.

Ocorre que um empresário da construção civil têm interesse em permutar (contrato em que duas partes trocam um bem, serviço ou produto, sem utilizar dinheiro) com o município, obtendo a área da atual sede da Prefeitura na Avenida Perimetral e, em troca, construíra a nova sede administrativa.

Embora muitos possam achar polêmica e críticar está possibilidade, é uma iniciativa totalmente viável, pois a nova sede administrativa possibilitará ao município de Lavras reunir em um único lugar todas as secretarias e órgãos, otimizando os serviços e, principalmente, economizando recursos públicos, uma vez que vai se diminuir gasto com manutenções, energia elétrica, água, telefonia e deslocamento de veículos oficiais.

O município de Lavras possui as instalações do Mercado Municipal, bem no coração da cidade, sendo que o mesmo possui muitas salas nos seus três pavimentos. Sendo assim, serviços que demandam a presença do cidadão, como o IPTU, ou serviços da Secretaria Municipal de Saúde, afim de facilitar o deslocamento das pessoas, podem ser ofertados em guichês instalados no Mercado, que é de fácil acesso.

A permuta também traz uma vantagem, pois a iniciativa privada faz toda a execução da obra, recebendo a atual sede como compensação. É uma oportunidade de ter uma nova sede administrativa moderna, econômica, com os princípios de sustentabilidade e acessibilidade, uma vez que a sede atual possui uma estrutura bem ultrapassada e está localizada em uma região estrangulada por imóveis e trânsito intenso.

A prefeita Jussara Menicucci ainda não se pronunciou oficialmente se é adepta ou não de topar está empreitada. Mesmo que Jussara não achei viável aceitar está oportunidade, no momento, futuros gestores em alguma ocasião acabarão encampando essa iniciativa.

*Por Sebastiao Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...