Pular para o conteúdo principal

PRÊMIO MULHERES DE NEGÓCIOS 2024 RECONHECE EMPREENDEDORA DE DIVINÓPOLIS

Elissandra Flávia Santos, Proprietária da Niari Afrocosméticos vence Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 na Categoria "Pequeno Negócio"

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), parabeniza a empreendedora Elissandra Flávia Santos, proprietária da Niari Afrocosméticos, em Divinópolis, pela conquista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, na categoria “Pequeno Negócio”.

Nesta edição do evento, foram mais de 280 empreendedoras inscritas em todo o estado. Ao todo, 14 finalistas participaram da cerimônia de premiação, que aconteceu na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, no dia 18 de outubro.

A jornada de Elissandra Flávia começou há muitos anos, quando ainda trabalhava como empregada doméstica, na cidade de Barão de Cocais. Anos depois, se mudou para Divinópolis, onde trabalhou como camareira, e no guarda-volumes de uma loja de cosméticos. “Já fiz de tudo um pouco. Quando entrei para o Movimento Negro, criei um curso para modelos negros. Eu também estudava jornalismo, trabalhava como trancista, e produzi eventos voltados para questões afro, como o Encrespa Geral”, relembra.

Em uma destas ações, ela conheceu a empresária Patrícia Santos, que a convidou para se tornar sua sócia na Niari Afrocosméticos. “No primeiro momento eu não aceitei, pois não tinha um centavo para investir. Depois de várias conversas, entendi que Patrícia era expert em desenvolver cosméticos. Ela estava em busca de uma pessoa com as habilidades que eu tinha, na área de vendas, marketing e comunicação, além do apoio emocional que é fundamental nos negócios. A primeira linha foi lançada em 2016”, explica.

Em meio à pandemia, em 2020, quando vários salões de beleza fecharam, as cabeleireiras viram na Niari uma oportunidade de renda, e passaram a revender os produtos, com condições especiais, e o número de credenciadas cresceu. “Após anos de terceirização, decidimos abrir a indústria e, em 2023, inauguramos a fábrica de cosméticos, que desenvolve produtos para cabelos crespos e cacheados. Atualmente, somos três sócias, todas ex-domésticas”, conta.

A conquista do primeiro lugar na categoria “Pequeno Negócio” é motivo de orgulho e emoção para a empreendedora. “A jornada afroempreendedora não é fácil. É uma luta diária porque aprendemos coisas novas, e algo a mais para fazer. Ser reconhecida nesse prêmio, por uma instituição de referência, é algo grandioso. Temos a certeza de que estamos no caminho certo para influenciar outras mulheres empreendedoras a seguirem o mesmo caminho”, diz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...