Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS SE DESPEDE DO CONSELHEIRO CLÁUDIO TERRÃO

Presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz e Cláudio Terrão

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Gilberto Diniz, abriu no dia 30/10/2024, a sessão solene de despedida do conselheiro Cláudio Terrão que se aposenta. A sessão extraordinária contou com a presença de muitos servidores, colegas, amigos e familiares, e foi marcada por muita emoção nos relatos de sua trajetória profissional e pessoal, além das menções de seus feitos, durante os quatorze anos de atuação como conselheiro do Tribunal de Contas.

No seu discurso, o presidente do Tribunal de Contas, Gilberto Diniz, destacou o comprometimento do conselheiro Terrão em todos os cargos que ocupou e lembrou do Programa Na Ponta do Lápis, criado sob a diretriz dele, além do seu apreço ao controle das políticas públicas na área de Educação. Ao encerrar seu discurso, o presidente entregou uma placa em nome de todos os conselheiros, servidores e colaboradores da Casa, onde estava gravado, “Nossa história está marcada pelo seu legado”.

O vídeo exibido para ilustrar a sessão solene fez uma conexão da história profissional e vida pessoal do conselheiro Terrão, tal como a ligação de um menino à sua pipa. Produzido pela Comunicação do Tribunal, o vídeo reuniu cenas da família, e manifestação de colegas próximos e de conselheiros de diversos tribunais do Brasil. Todos falavam de uma mesma pessoa conhecida pela sua ousadia, dedicada à causa pública e à família, conciliadora e apaixonada pela atividade pública e, sobretudo, pela educação.

Durante a cerimônia, a assessora de gabinete, Rachel Campos de Carvalho, entregou à esposa do conselheiro homenageado, Alcimone Terrão, um buquê de flores secas e pincéis. “Flores secas para resistir ao tempo e conservar a pureza e a beleza do verdadeiro amor; e pincéis para que possam ser pintados à mão os novos caminhos que se iniciam”.

Os conselheiros Mauri Torres, Durval Ângelo, Agostinho Patrus, Telmo Passareli e o conselheiro substituto Adonias Monteiro, além da procuradora do Ministério Público de Contas, Sarah Meinberg, do Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa, do jurista Luciano Ferraz, ddo superintendente de Controle Externo, Pedro Henrique Azevedo, e do analista de Controle externo, Anderson Sampaio, seguiram, um a um, prestando homenagens ao conselheiro Terrão e relembrando momentos vividos neste Tribunal.

Ao final da sessão solene, Claudio Terrão tomou a palavra, emocionado, disse que trazia no coração “certa tristeza, mas o sentimento que predomina é o da gratidão de estar encerrando um ciclo profissional de muita felicidade”. Falou da gratidão aos amigos e parceiros que compartilharam com ele “ a mesma vocação para o serviço público”; pessoas que mantiveram a chama do idealismo acesa, em seu coração, na busca da excelência no serviço público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...