Pular para o conteúdo principal

FALTANDO POUCOS DIAS PARA DIPLOMAÇÃO, ELEIÇÃO SEGUE SUB JUDICE EM INGAÍ


A diplomação das candidatas e dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 garante a legitimidade dos futuros ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução nº 23.677, de 2021, define que apenas as candidatas e os candidatos com registro aprovado podem ser diplomados. Ou seja, o deferimento do registro de candidatura é um requisito essencial para a diplomação.

O prazo para a diplomação das eleitas e dos eleitos em 2024 para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até 19 de dezembro. A cerimônia de diplomação das pessoas eleitas é feita pela junta eleitoral do município.   

Na pequena Ingaí, no Sul de Minas, as eleições terminaram e o resultado saiu: Giulliano Ribeiro Pinto (Diudiu), do PRD, foi reeleito, tendo obtido 1.436 votos, o que corresponde a 57,58% do total de votos. Porém, não sabe ainda se ele irá assumir a cadeira do Executivo de Ingaí novamente. 

A eleição em Ingaí está sub judice e já se encontra nos desfechos finais perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, até o momento, o caso não é favorável ao prefeito reeleito. O tema está sob a relatoria do ministro Floriano de Azevedo Marques, que no último dia 29 de novembro, proferiu sentença negando seguimento ao recurso especial eleitoral interposto por Giulliano Ribeiro Pinto. 

Entenda o caso 
Giulliano Ribeiro Pinto interpôs recurso especial eleitoral junto ao TSE em face de acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais que, por unanimidade, negou provimento a agravo interno, mantendo a sentença que julgou procedente a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral e indeferiu o pedido de registro de candidatura do recorrente ao cargo de prefeito do município de Ingaí nas Eleições de 2024, em razão do não preenchimento da condição de elegibilidade alusiva ao pleno exercício dos direitos políticos (arts. 14, § 3º, II, e 15, III, da Constituição Federal), decorrente de condenação criminal transitada em julgado pela prática de crime contra o meio ambiente, previsto no art. 38 da Lei 9.605/98, e diante da incidência da inelegibilidade prevista no art. 1º, I, e, 3, da Lei Complementar 64/90. 

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...