Pular para o conteúdo principal

MPF E IPHAN CONSEGUEM DECISÃO PARA DEMOLIR PARTE DE POUSADA EM TIRADENTES

Proprietários terão que desfazer modificações irregulares realizadas em imóvel no Largo das Forras, no centro da cidade histórica
Foto histórica da Rua Resende Costa e o Largo das Forras, em Tiradentes

Obras realizadas sem aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por uma pousada no centro histórico de Tiradentes (MG) podem estar com os dias contados. O Ministério Público Federal (MPF) e o Iphan conseguiram decisão no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) que determina a demolição de estruturas construídas ainda na década de 90.

Esses acréscimos ao imóvel principal da pousada, no Largo das Forras, não são compatíveis com as características protegidas pelo tombamento do centro histórico de Tiradentes, município localizado a cerca de 190 km de Belo Horizonte.

A decisão do tribunal determina a demolição, em 12 meses, de todas as alterações realizadas na pousada sem a devida autorização. Os proprietários também foram condenados ao pagamento de indenização por danos coletivos no valor de R$ 50 mil. Assim, foi modificada decisão da Justiça Federal anterior que não havia aceitado os pedidos para retirada das modificações não autorizadas.

A decisão do TRF6 reconhece ofensa ao patrimônio histórico-cultural que configurou dano coletivo e a descaracterização do conjunto tombado do município de Tiradentes. O relator do processo acompanhou o parecer do procurador regional da República Juraci Guimaraes Junior, que relata que a pousada considerou somente na ampliação da quantidade quartos e de facilidades para os hóspedes. “Da existência de critérios objetivos e prévios fixados pelo Iphan para intervenções nos vários setores protegidos de Tiradentes e do que reza a Lei Orgânica local, resta evidente que as obras dos apelados causaram dano ao conjunto arquitetônico e urbanístico local”, afirma trecho do parecer.

O julgamento do recurso foi acompanhado pela procuradora regional da República Mírian Moreira Lima, que destacou a relevância dessa decisão. “A preservação do patrimônio histórico em Tiradentes, evitando danos culturais coletivos em decorrência de realização de obras sem a autorização do Iphan, deve servir de exemplo. Um simples alvará de construção emitido pelo município não supre a necessidade de autorização do referido instituto”, afirma.

Contexto – As obras que ampliaram a pousada sem autorização do Iphan foram realizadas entre 1998 e 2000. Apesar das notificações do órgão fiscalizador, elas foram mantidas e, em 2006, o Iphan entrou com uma ação civil pública para condenar os proprietários da pousada a demolir os acréscimos irregulares. O MPF acompanhou todo o processo como fiscal da lei, no interesse do patrimônio público.

Na Justiça Federal em São João del-Rei (MG), em 2010, os pedidos do Iphan não foram acolhidos. Sem concordar com essa decisão, no mesmo ano, Iphan e MPF apresentaram recursos para que fossem atendidos os pedidos iniciais de demolição das obras irregulares. Nesta semana, o TRF6 acolheu os recursos e determinou que os proprietários da pousada desfaçam as obras realizadas.

*Da assessoria da PRR6 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...