Pular para o conteúdo principal

REITOR PARTICIPA DE REUNIÕES EM BRASÍLIA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS E DEMANDAS


Com agenda em Brasília de 10 a 13 de dezembro, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) intensificou ações para captação de emendas parlamentares voltadas ao fortalecimento das atividades da Instituição, apresentação de projetos estratégicos e tratativas para avançar na construção e gestão do Hospital Universitário.

No dia 12/12, o reitor participou da cerimônia oficial de posse realizada no Conselho Nacional de Educação (CNE), promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A solenidade reuniu 15 novos reitores e reitoras de instituições federais de ensino, reafirmando o compromisso com a autonomia universitária e o processo democrático de escolha de dirigentes acadêmicos.

A programação da semana incluiu a participação na 202ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes. A sessão de abertura (12/12) contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que anunciou um investimento de R$1,2 bilhão no apoio à ciência e tecnologia com a expansão de recursos por meio de dois editais: do programa Proinfa e dos Centros Temáticos (foto Andifes).

Nessas atividade o professor Scolforo estava acompanhado do chefe de Gabinete, professor Alexandre Filordi de Carvalho.

Mais técnicos e cursos
Durante a semana, a agenda de reuniões no Ministério da Educação (MEC) teve dois focos prioritários: a necessidade de vagas para técnicos administrativos e a criação de novos cursos. Em reunião realizada com o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, e com o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, foi apresentado um documento com dados robustos que destacam a discrepância entre o quadro técnico da UFLA e o de outras universidades do País. A ampliação do quadro técnico é considerada estratégica para o crescimento sustentável da UFLA. “Mais técnicos significam não apenas suporte adequado às diversas demandas acadêmicas e administrativas, mas também a promoção de um ambiente de trabalho que valorize o equilíbrio e a qualidade de vida dos servidores, evitando sobrecargas”, pontuou o reitor.

Em busca de inovação e fortalecimento da formação acadêmica, reunião com a secretária de Planejamento e Orçamento do MEC, Ana Karina, e com o secretário executivo, Leonardo Barchini, abordou a criação de novos cursos na Universidade. As novas opções deverão incorporar tecnologias emergentes e formatos inovadores de ensino, tornando a UFLA um piloto no desenvolvimento de uma abordagem moderna e dinâmica na educação superior. Também foi destacado o compromisso do governo federal em oferecer bolsas integrais a estudantes de licenciatura, medida que vai incentivar a formação de professores, atendendo à crescente demanda por profissionais capacitados na área da educação.

Emendas Parlamentares

Nas últimas semanas, a equipe de gestão da UFLA realizou uma série de reuniões com deputados estaduais e federais para discutir possibilidades de captação de emendas parlamentares para serem investidas na Instituição. Essas reuniões contaram com a participação do assessor estratégico de Parceria e Solução Integrada (AEPSI), professor Renato Fontes, e do superintendente de Gestão e Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (SGP/PROPLAG) Tomás Dias Sant'Ana.

Entre as possibilidades discutidas, destacam-se as emendas individuais que poderão ser utilizadas para aquisição de equipamentos, realização de obras e compra de materiais. Parte dessas propostas são vinculadas à área da saúde, com o objetivo de reforçar as atividades do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), mantido por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Lavras para oferecer atendimento em diversas especialidades à população local.

Hospital Universitário
Para finalizar o ano, o reitor participou de mais uma reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o vice-presidente, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, avançando no planejamento da gestão do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). A reunião esteve pautada em três pilares fundamentais: adequação da infraestrutura física, reformulação do plano assistencial e alocação de profissionais. Agora mais robusto, o plano assistencial, vai contemplar um maior número de especialidades e recursos tecnológicos, o que ampliará o atendimento em média e alta complexidade na região. Um dos desafios mais importantes discutidos foi a alocação de pessoas qualificadas para compor o quadro funcional do hospital, que será gerido pela Ebserh. “O Hospital Universitário tem exigido muitas discussões internas com a comissão responsável, e também externa, incluindo apoiadores e reuniões frequentes na Ebserh. Temos sentido uma ótima receptividade às nossas reivindicações e 2025 será um ano de muitas ações”, considerou.

*Da assessoria da UFLA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...