Pular para o conteúdo principal

CARNAVALAVRAS 2025: PÃO MOIADO SAIRÁ ÀS RUAS DA CIDADE NO SÁBADO DE CARNAVAL


Está chegando a festa mais animada da cultura brasileira. Na última semana de fevereiro e primeira de março, os brasileiros saem às ruas, enfeitam clubes e salões para o Carnaval. Os foliões em Lavras já estão animados para o desfile do mais antigo e tradicional bloco carnavalesco da cidade: o Pão Moiado. E, como sempre, o Pão Moiado promete contagiar o público presente com muitas marchinhas de Carnaval e, este ano focado na nova geração.

De acordo com diretores do Desfile Pão Moiado, em 2025 ao bloco prepara um carro alegórico especialmente dedicado ao público infantil. Segundo eles, o Pão Moiado está dedicando esforços para levar as crianças a magia do carnaval de Lavras, sendo um carnaval ficado na paz e que atrai as famílias.

Mantendo a tradição, o bloco se concentra na Rua Melo Viana, ao lado da Funerária Carvalho, no próximo dia 1° de março, a partir das 16h. A partir das 18h inicia o cortejo carnavalesco saindo da Melo Viana e percorrendo a Rua Francisco Salles, até a esquina da Escola Estadual Firmino Costa, com as tradicionais marchinhas e contagiando os foliões.

Compõem a organização do desfile, Rodney e Jô, além dos diretores Tiana, Rai, Walder e José Afonso.

História
No dia 12 de fevereiro, feriado de carnaval, o Bloco Pão Moiado completa 41 anos de fundação. Por trás de tantas décadas de dedicação ao carnaval lavrense, há muita história. O Pão Moiado faz parte da tradição carnavalesca de Lavras, sendo fundado pelos antigos integrantes da Escola de Samba Suvaco de Cobra, que marcou os tempos áureos do carnaval lavrense.

Tudo começou porque os desfiles da Suvaco de Cobra não aconteciam todos os dias. Sendo assim, o bloco surgiu para preencher estes intervalos e hoje ninguém quer ficar de fora. Os foliões ficavam no Barracão fazendo as alegorias da Suvaco de Cobra e, já que escola saía no domingo e na terça-feira, pensaram então em montar um bloquinho para sair nos outros dias.

Os integrantes então procuraram o nome para o bloco e a ideia surgiu quando, pela manhã, havia um homem lanchando em um bar. Ele pegava o pão e molhava em um copo de café. Da ideia vem o nome do bloco e também o hábito de molhar o pão. Com isso, surgiu o nome Pão Moiado e a tradição de desfilar com o pão e servir ele molhado. Até a criançada não fica de fora nesta brincadeira, pois tem o pãozinho e o suquinho para molhar.

Reconhecimento
O Pão Moiado recebeu o reconhecimento do Estado de Minas Gerais em março de 2012 com o Título de Utilidade Pública Estadual, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas (ALMG) e sancionado pelo governador.

Nossa gente, nossa história, nossa terra!

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...