Pular para o conteúdo principal

CARNAVALAVRAS 2025: PÃO MOIADO SAIRÁ ÀS RUAS DA CIDADE NO SÁBADO DE CARNAVAL


Está chegando a festa mais animada da cultura brasileira. Na última semana de fevereiro e primeira de março, os brasileiros saem às ruas, enfeitam clubes e salões para o Carnaval. Os foliões em Lavras já estão animados para o desfile do mais antigo e tradicional bloco carnavalesco da cidade: o Pão Moiado. E, como sempre, o Pão Moiado promete contagiar o público presente com muitas marchinhas de Carnaval e, este ano focado na nova geração.

De acordo com diretores do Desfile Pão Moiado, em 2025 ao bloco prepara um carro alegórico especialmente dedicado ao público infantil. Segundo eles, o Pão Moiado está dedicando esforços para levar as crianças a magia do carnaval de Lavras, sendo um carnaval ficado na paz e que atrai as famílias.

Mantendo a tradição, o bloco se concentra na Rua Melo Viana, ao lado da Funerária Carvalho, no próximo dia 1° de março, a partir das 16h. A partir das 18h inicia o cortejo carnavalesco saindo da Melo Viana e percorrendo a Rua Francisco Salles, até a esquina da Escola Estadual Firmino Costa, com as tradicionais marchinhas e contagiando os foliões.

Compõem a organização do desfile, Rodney e Jô, além dos diretores Tiana, Rai, Walder e José Afonso.

História
No dia 12 de fevereiro, feriado de carnaval, o Bloco Pão Moiado completa 41 anos de fundação. Por trás de tantas décadas de dedicação ao carnaval lavrense, há muita história. O Pão Moiado faz parte da tradição carnavalesca de Lavras, sendo fundado pelos antigos integrantes da Escola de Samba Suvaco de Cobra, que marcou os tempos áureos do carnaval lavrense.

Tudo começou porque os desfiles da Suvaco de Cobra não aconteciam todos os dias. Sendo assim, o bloco surgiu para preencher estes intervalos e hoje ninguém quer ficar de fora. Os foliões ficavam no Barracão fazendo as alegorias da Suvaco de Cobra e, já que escola saía no domingo e na terça-feira, pensaram então em montar um bloquinho para sair nos outros dias.

Os integrantes então procuraram o nome para o bloco e a ideia surgiu quando, pela manhã, havia um homem lanchando em um bar. Ele pegava o pão e molhava em um copo de café. Da ideia vem o nome do bloco e também o hábito de molhar o pão. Com isso, surgiu o nome Pão Moiado e a tradição de desfilar com o pão e servir ele molhado. Até a criançada não fica de fora nesta brincadeira, pois tem o pãozinho e o suquinho para molhar.

Reconhecimento
O Pão Moiado recebeu o reconhecimento do Estado de Minas Gerais em março de 2012 com o Título de Utilidade Pública Estadual, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas (ALMG) e sancionado pelo governador.

Nossa gente, nossa história, nossa terra!

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...