Pular para o conteúdo principal

DINÂMICA PRODUTIVA APRESENTOU QUEDA EM NOVEMBRO


O Indicador de Dinâmica Produtiva (IdP-Unis/Geesul), referente ao mês de novembro, demonstrou um processo de desaquecimento econômico tanto a nível Brasil como também para os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O IdP consiste em um indicador conjuntural que analisa o comportamento dos setores econômicos mensalmente, tendo como fonte os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), a Pesquisa Mensal do Comércio Varejista Ampliado (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), todos divulgados pelo IBGE e já com o ajuste sazonal.

A dinâmica produtiva brasileira reverteu seu processo de expansão ocorrida nos meses anteriores e apresentou queda de -1,06% em novembro. O setor agrícola ficou estável com avanço de apenas 0,02%. O setor industrial voltou a apresentar recuo, dessa vez de -0,60%. Mas, o resultado que mais chamou a atenção foi com comércio e serviços, cuja diminuição chegou a -1,35%. Decompondo este resultado é possível verificar que o setor de serviços caiu -0,92% e o comércio varejista ampliado -1,78%. Alguns analistas de mercado acreditam que tal resultado pode ser o início de um desaquecimento econômico oriundo das políticas contracionistas adotadas para controlar a inflação e volta-la para a meta.
Em Minas Gerais o recuo da dinâmica produtiva atingiu -0,86%. Semelhante ao caso nacional, o setor agrícola também apresentou estabilidade com alta de 0,04%. Em relação à indústria, a queda foi de -2,55% e no setor de comércio e serviços a diminuição chegou a -0,11%. Neste setor, mais uma vez os resultados foram opostos, com os serviços crescendo 0,90% e o comércio varejista ampliado recuando -1,20%. Salienta-se que o comportamento do setor de serviços, que cresceu pelo terceiro mês consecutivo, foi primordial para evitar um recuo ainda maior na dinâmica produtiva do estado mineiro.

O Rio Grande do Sul também apresentou realidades semelhantes a Brasil e Minas Gerais, com o IdP declinando -0,94%. O destaque de queda ficou com o setor de comércio e serviços (-1,24%). Analisando este resultado de maneira separada verifica-se que os serviços caíram -1,53% e o comércio varejista ampliado decaiu -1%. O setor industrial recuou -0,78% e o agrícola manteve-se estável (0%). O resultado do IdP no Rio Grande do Sul em novembro interrompe três meses consecutivos de crescimento da produção, porém, mesmo assim, em nível geral a economia gaúcha já voltou ao patamar anterior à tragédia climática ocorrida em maio.

De acordo com o professor Pedro Portugal, idealizador e coordenador do projeto IdP, “os resultados de novembro mostraram uma reversão da expansão produtiva que o Brasil e os demais estados analisados vinham apresentando recentemente.

Ainda é cedo para se afirmar que as políticas contracionistas, especialmente do Banco Central, já estão surtindo efeito para equilibrar a demanda e a produção visando controlar o processo inflacionário. Quando tivermos os dados de dezembro será possível compreender melhor o fenômeno e verificar se o que ocorreu em novembro foi apenas passageiro ou o indicativo de uma tendência”.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...