Pular para o conteúdo principal

HERÓIS DE QUATRO PATAS: A POTÊNCIA E EFICIÊNCIA DOS CÃES NA BUSCA POR DESAPARECIDOS


No dia 29 de dezembro, a equipe do canil do Pelotão de Busca Resgate e Salvamento com Cães – PBRESC, do 9°Batalhão de Bombeiros Militar – 9º BBM foi acionada para a busca de uma pessoa desaparecida no município de Guapé. Um senhor de 63 anos teria saído de casa e não foi mais encontrada. desse ano.

A equipe BRESC chegou no município de Guapé pela manhã e rapidamente iniciou o estudo de situação para proceder com as atividades. A partir do cruzamento de diversas pistas, foram determinadas as buscas em dois possíveis locais de mata fechada e um lago. Após horas de busca em área de mata, a vítima foi localizada, infelizmente, sem vida.

A ocorrência chama a atenção para o fato de que a família estava vivendo longos dias de sofrimento e a agonia pelo desaparecimento da vítima, o desaparecimento aconteceu no dia 27 de dezembro, sendo assim familiares recorreram aos bombeiros para solicitar a ajuda dos cães que, em situações recentes, haviam recuperado outras vítimas desaparecidas no sul de Minas.

Outros casos neste mesmo mês de dezembro.

No dia 27 de dezembro, em apoio ao Corpo de Bombeiro Militar de Lavras, o PBRESC – Pelotão Busca Resgate e Salvamento com cães, esteve na cidade de Carrancas para verificar o desaparecimento de uma jovem de 29 anos. No local, a equipe deparou com uma imensidão de matas intrincadas, riachos e cachoeiras. Foi feito levantamento da área e divididos quadrantes para as buscas. No terceiro dia de buscas mesmo debaixo de grandes temporais a equipe logrou êxito ao encontrar a vítima submersa, ou seja, debaixo da água. A vítima por algum motivo perdeu o controle e se afogou ficando presa em um amontoado de ganhos e troncos de arvores no meio do rio. Os cães farejadores interessaram pelo local e começaram a latir o que chamou a atenção de seus condutores e foram verificar e descobriram que se tratava da vítima.

Já no dia 17 de dezembro, na cidade de Bom Jesus da Penha, uma vítima do sexo masculino, taxista foi sequestrado e teria desaparecido. A polícia Militar do norte de Minas prendeu os bandidos que foram presos. Na cadeia os bandidos não queriam confessar que teriam matado a vítima. Com o serviço de inteligência da Polícia Civil foi feito o rastreamento dos sinais de gps do celular da vítima dias antes. O sinal dava em uma mata e ali começaram as buscas. O grupamento BRESC iniciou as buscas juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil. A vítima foi encontrada em um riacho, infelizmente, morta.

A recorrência dos casos em um curto período chamou a atenção da comunidade para a eficiência dos cães, aliada a inteligência e a coordenação dos bombeiros que, trouxe rapidez para conclusão das ocorrências, proporcionando alívio para os familiares ou a conclusão de um ciclo de sofrimento.

A equipe especializada do 9ª BBM / 6º COB está localizada na cidade de Varginha. Conta com 2 cadelas da raça Malinois, Ayra e Nami, um cão pastor Alemão de nome Bravo, um cão da raça Braco Alemão de nome Quest, todos prontos e certificados para as operações de busca e resgate. A equipe também possui um filhote, que está sendo preparados para futuras atividades, Way de apenas 3 meses, também da raça Braco Alemão.

“O sucesso na conclusão das ocorrências é fruto da formação diligente e harmônica dos binômios, favorecendo assim, um trabalho mais eficiente à sociedade mineira. Vale lembrar que o serviço desta equipe libera outros tantos militares que estariam envolvidos nas buscas por desaparecidos, para estarem atuando em ocorrências cotidianas como as de resgate, socorro e salvamentos. As buscas com cães aumentam a eficiência, diminui o tempo resposta”. Complementa o Capitão BM Ilenildo, chefe do PBRESC do 6º COB que atua em todo sul de Minas desde 2018 no comando desta importante equipe especializada.

*Da assessoria do CBMMG 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...