Pular para o conteúdo principal

CELEIRO DAS PAUTAS SUSTENTÁVEIS NA FEMAGRI 2025, FAZENDINHA APRESENTA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS AOS CAFEICULTORES

Espaço da feira organizada pela Cooxupé apresentará novidades em sustentabilidade e reforça a necessidade de cuidar do meio ambiente para produzir café com qualidade
Espaço terá demonstrações de drones que realizam pulverização e distribuição de fertilizantes sólidos 

Nos dias 19 a 21 de março, a Cooxupé vai promover, em Guaxupé/MG, a Femagri 2025 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. O evento chega à sua 24ª edição com mais de 120 expositores e com estimativa de receber mais de 35 mil cooperados e visitantes do Sul de Minas. Um dos espaços mais procurados pelos cafeicultores na feira é a Fazendinha, que fica localizada em uma área com quase seis mil metros quadrados. No local, os produtores rurais encontram soluções que estimulam a sustentabilidade na produção agrícola.

Além disso, a Fazendinha é um palco de boas práticas e cenário de novos conhecimentos aos cafeicultores. O espaço vai trazer novidades sustentáveis e também vai reforçar a necessidade de cuidar do meio ambiente para produzir com qualidade.

Segundo Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o que há de mais atual no setor estará entre as demonstrações do local.

“Nesta edição, a Fazendinha contará com espaços sobre o uso de bioinsumos, com equipamentos para pequenos produtores, irrigação por aspersão com carretel, manejo de pastagem, espaço de nutrição animal, além das novidades das marcas próprias de insumos da Cooxupé, como o Kafé Maturação da linha Kafé e as novas fórmulas do Prospera Organic e do lançamento do Prospera Fluid”, afirma.

Os visitantes poderão acompanhar, ainda, as demonstrações de drones que realizam pulverização e distribuição de fertilizantes sólidos. A Fazendinha ainda vai abordar informações sobre o uso correto de defensivos agrícolas e das plantas de cobertura. Outra solução que será apresentada aos cafeicultores é a irrigação por gotejamento, que minimiza os impactos climáticos no campo.

Ações educativas
A Fazendinha também vai promover ações educativas com resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades.

Neste ano, o espaço terá a participação da Fundação Procafé; EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e Farmer Support Center da Starbucks – divulgação do programa C.A.F.E. Practices. Além disso, estarão no local o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Centro de Validação Tecnológico do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF-CVT), com apresentação de resultados atualizados do experimento de cultivares de café.

Outra importante participação será a de Guy Carvalho, engenheiro agrônomo, produtor de cafés especiais e referência na cafeicultura, com um espaço de difusão de tecnologias ao produtor.

A equipe de Geoprocessamento da Cooxupé estará presente na Fazendinha para explicar aos cooperados como o clima influencia no sistema produtivo cafeeiro. Além disso, os especialistas do departamento vão apresentar aos visitantes as condições meteorológicas dos últimos meses na área monitorada pela cooperativa.

A Femagri 2025 será realizada das 8h às 18h na Avenida Vereador Nelson Elias, S/N, no bairro Japy. A entrada é aberta e gratuita, com credenciamento na recepção. Ao todo, o evento contará com uma área de 107 mil metros quadrados, com 153 estandes e mais de 12 mil produtos cadastrados e em exposição.

Serviço
Femagri 2025
Quando:
de 19 a 21 de março
Horário: das 8h às 18h
Onde: Avenida Vereador Nelson Elias, S/N, em Guaxupé/MG
Credenciamento: Gratuito na recepção do evento
Estacionamento: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...